Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Outubro > 9ª Região Fiscal > DRF Foz do Iguaçu apreende maconha, medicamentos e aparelho de fabricação de cartuchos
conteúdo

Notícias

DRF Foz do Iguaçu apreende maconha, medicamentos e aparelho de fabricação de cartuchos

Paraná

Várias ocorrências aconteceram durante abordagens realizadas no âmbito da Operação Muralha.
publicado: 17/10/2017 13h45, última modificação: 09/01/2018 14h37

Na noite de quarta-feira (11), um motociclista foi preso quando trafegava de forma suspeita por uma estrada vicinal próxima à praça de pedágio. Servidores realizavam uma ronda de rotina na região e se depararam com uma moto, que, ao avistar a viatura, apresentou comportamento estranho tentando empreender fuga, porém sem sucesso, pois foi contida prontamente pela equipe. A moto foi levada para a barreira e, durante fiscalização minuciosa, foram encontrados 9 kg de maconha ocultos em um compartimento abaixo do banco do condutor.

Na tarde de quinta-feira (12), em uma fiscalização de um ônibus da linha Foz do Iguaçu/PR – Belo Horizonte/MG duas estudantes, residentes de Viçosa/MG, foram detidas por transportar 200 g de substância análoga a maconha em uma mala. A localização da substância somente foi possível pela utilização de um cão de faro especializado. As passageiras confessaram que levariam para consumo próprio e para alguns amigos de faculdade.

Ainda na quinta-feira (12), à noite, durante abordagem a um ônibus de linha Foz do Iguaçu/PR – Toledo/PR, foi detido um homem transportando um aparelho de fabricação de cartuchos de munição calibre 12, considerado de uso restrito. Durante entrevista, o passageiro, um homem de 38 anos morador de Toledo, informou que havia adquirido o equipamento para uso próprio e que não sabia se tratar de algo proibido.

Na sexta-feira (13), em abordagem a um ônibus de linha Foz do Iguaçu/PR – Curitiba/PR, foi detido um jovem de 23 anos, morador de Curitiba, portando medicamentos para disfunção erétil e anabolizantes que estavam ocultos em sua bagagem. O rapaz confessou que comprou os medicamentos, parte para revender e parte para uso próprio. Ao todo havia, dentre frascos, ampolas e compridos, 240 unidades de medicamentos.

As pessoas citadas nas ocorrências acima foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.
E ainda, na tarde de sexta-feira (13), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, em ação conjunta, servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional apreenderam grande quantidade de substância análoga a maconha.

Os servidores deram ordem de parada a uma Van, com placas do Paraguai, que trafegava em direção ao Brasil. O veículo estava ocupado apenas pelo condutor, um homem aparentando cerca de 35 anos, de nacionalidade paraguaia que, ao perceber que a vistoria ao veículo levaria à descoberta do entorpecente oculto, empreendeu fuga em direção ao Paraguai, não sendo possível aos agentes alcançá-lo.

Em vistoria minuciosa no veículo, foi constatada a presença de fundo falso localizado na parte inferior do veículo, abaixo do porta-malas, acondicionado dentro do compartimento, foram encontrados 112 kg de maconha prensados em tabletes. A droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.

A Operação Muralha está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança (FNSP) e Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).

 

registrado em: