Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Novembro > 9ª Região Fiscal > Receita Federal apreende cocaína na Ponte Internacional da Amizade
conteúdo

Notícias

Receita Federal apreende cocaína na Ponte Internacional da Amizade

Paraná

Foram encontrados 85 tabletes da droga em fundo falso de veículo.
publicado: 07/11/2017 16h01, última modificação: 09/01/2018 14h46

Na manhã de segunda-feira (6), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, em ação conjunta de servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional, foi realizada apreensão de substância análoga a cocaína. Tal substância foi encontrada em fundo falso de veículo.

Durante a fiscalização de um veículo Hyundai de placas paraguaias, percebeu-se um nervosismo excessivo do condutor, que vinha de Ciudad del Este em direção a Foz do Iguaçu. Inicialmente, foram notadas algumas alterações nas características do banco traseiro do veículo e, antes de se iniciar a inspeção detalhada no veículo, o condutor evadiu-se correndo, a pé, em direção ao Paraguai. Os servidores imediatamente acompanharam o suspeito que foi contido ainda no lado brasileiro da ponte.

Em seguida, após prosseguir com a vistoria no veículo, foram encontrados 85 tabletes de substância análoga a cocaína escondidos em um fundo falso no banco traseiro. No total, havia 90,7 kg da substância. O condutor, de nacionalidade paraguaia, confessou que a droga seria entregue em Foz do Iguaçu/PR e que receberia a quantia de R$ 1 mil para realizar o transporte. O homem, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.

registrado em: