Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Novembro > 9ª Região Fiscal > Receita em Foz do Iguaçu apreende caminhão com carga oculta de narguilé
conteúdo

Notícias

Receita em Foz do Iguaçu apreende caminhão com carga oculta de narguilé

Paraná

A apreensão aconteceu na barreira da Operação Muralha, na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR.
publicado: 07/11/2017 15h42, última modificação: 09/01/2018 14h42

Na manhã desta terça-feira (31), na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal, com apoio de policiais do BPFron, realizaram apreensão de um caminhão com grande quantidade de tabaco aromatizado (essências de narguilé).

A abordagem ocorreu por volta das 9h30 a um caminhão que havia recém-saído da Central de Abastecimento (Ceasa) com destino a Matelândia/PR. O veículo aparentava estar sendo utilizado para o transporte de verduras, porém, ao proceder a inspeção no veículo, foram encontradas 960 unidades de essência de narguilé e similares ocultas entre diversas caixas vazias no caminhão.

O condutor alegou que receberia R$ 450 para transportar a mercadoria até um posto de combustível na cidade de Matelândia. Devido à grande quantidade, o caminhão foi lacrado e encaminhado para a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu. Após inspeção completa no veículo e contagem das mercadorias, o valor alcançou R$12 mil.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná (BPfron), Marinha e Exercito brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada deFronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPfron), Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.


registrado em: