Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Novembro > 9ª Região Fiscal > DRF/Foz do Iguaçu apreende maconha em ônibus na Operação Muralha
conteúdo

Notícias

DRF/Foz do Iguaçu apreende maconha em ônibus na Operação Muralha

Paraná

A droga estava em uma mala no bagageiro do coletivo.
publicado: 08/11/2017 13h53, última modificação: 11/01/2018 13h58

Nesta segunda-feira (6), na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal em conjunto com policiais do BPFron realizaram apreensão de um homem transportando maconha.

Por volta da 20h, foi abordado um ônibus de linha que fazia o trecho Foz do Iguaçu – São Paulo/SP. Após suspeitar de algumas bagagens durante revista no bagageiro inferior do coletivo, os servidores acionaram o cão de faro que prontamente ficou inquieto diante de uma das malas. A inspeção minuciosa revelou cinco tabletes de substância análoga a maconha. O proprietário da bagagem confessou ter vindo de São Paulo/SP pegar a droga no Paraguai e que receberia R$ 1 mil para transportá-la até depois do pedágio.

A droga totalizou 13,325 kg e foi encaminhada, juntamente com o passageiro, para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia
Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Marinha e Exercito brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.


registrado em: