Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Dezembro > 9ª Região Fiscal > Receita Federal em Foz do Iguaçu apreende mercadorias em guarda-volumes clandestino
conteúdo

Notícias

Receita Federal em Foz do Iguaçu apreende mercadorias em guarda-volumes clandestino

Paraná

A ação faz parte da Operação Fronteira Integrada e teve como resultado mercadorias apreendidas diversas no valor estimado de R$ 250 mil.

No fim da tarde de 30 de novembro Receita Federal e BPFron estouraram guarda-volumes em Foz do Iguaçu/PR com grande quantidade de mercadoria clandestina trazida do Paraguai.

Em ação rotineira na região da Vila Portes, a equipe realizou fiscalização em um guarda-volumes que funcionava clandestinamente na parte superior de um restaurante. De forma rudimentar, paredes de madeira delimitavam vários cubículos que, em sua maioria, estavam abarrotados de mercadorias ilegais como bebidas, eletrônicos e equipamentos de informática, revelando que o local estava sendo usado como entreposto do contrabando e não como dormitórios para turistas.

Com a proprietária do estabelecimento foram encontrados cadernos com relação das mercadorias estocadas e a identificação dos responsáveis. Inquirida a respeito do que foi constatado, ela revelou que do local já haviam partido dois ônibus lotados com mercadorias contrabandeadas com destino a São Paulo e que realmente o recinto era utilizado para consolidar cargas de contrabando.

Grande parte das mercadorias estava sem identificação, separadas por tipo e não em porções que revelassem fazer parte de bagagem de viajante. Toda mercadoria foi carregada em um caminhão baú da Receita Federal e levada para a sede da DRF/Foz do Iguaçu para quantificação, identificação do proprietário e valoração. Estima-se que o valor ultrapasse R$ 250 mil.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança (FNSP) e Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).

registrado em: