Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Combate ao Contrabando e Descaminho > Notícias > 2017 > Abril > 9ª Região Fiscal > Ações da Operação Fronteira Integrada apreendem drogas na tríplice fronteira
conteúdo

Notícias

Ações da Operação Fronteira Integrada apreendem drogas na tríplice fronteira

Paraná

Apreensões aconteceram na Ponte Internacional da Amizade e rodovia BR 277, no oeste paranaense

No final da manhã de terça-feira (04), em operação de rotina realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu/PR, servidores da Receita Federal abordaram um veículo com placas de Céu Azul/PR. Na vistoria, observaram que o para-choque traseiro estava mal encaixado, o que levou os servidores a suspeitarem que pudesse haver fundo falso. O que foi confirmado pelo motorista, um homem de nacionalidade brasileira de 40 anos de idade. Ali havia grande quantidade de mercadorias ocultas que, segundo ele, seriam entregues em Céu Azul/PR, distante 90 km de Foz.

No fundo falso foi encontrado equipamentos de informática e material fotográfico profissional valorados em aproximadamente R$ 65 mil. O motorista, reincidente na prática do ilícito, responderá criminalmente pelo delito. O veículo também foi apreendido.

No mesmo dia por volta das 22 horas, em operação realizada nas estradas vicinais de Santa Terezinha de Itaipu, os servidores da Receita Federal avistaram um veículo em alta velocidade em direção a Cascavel/PR. O condutor do veículo, ao se dar conta da presença da fiscalização, freou bruscamente e dirigiu-se para o sentido oposto, rumo a Foz do Iguaçu.

Uma segunda equipe foi então alertada e montou barreira na estrada na tentativa de interceptar o veículo em fuga que, desrespeitando a ordem de parada dos servidores, furou o bloqueio e foi imediatamente seguido pela equipe que fez acompanhamento tático por cerca de 10 quilômetros até que o fugitivo perdeu a direção e colidiu em algumas árvores e cercas de uma propriedade, já no município de Foz do Iguaçu.

Na colisão os airbags foram acionados e parte da mercadoria contrabandeada, na maioria eletrônicos, foi lançada para fora do veículo. O veículo e as mercadorias foram encaminhados para a sede da Receita em Foz do Iguaçu para lavratura dos autos de infração de apreensão para aplicação da pena de perdimento.

Na Aduana da Ponte Internacional da Amizade

Ainda na terça-feira (04), por volta de 22h30, na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, os servidores da Receita Federal e os policiais do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar – BPFron abordaram um veículo com placas do Paraguai. O condutor demonstrou nervosismo, o que levou os servidores a suspeitarem de que o mesmo poderia estar ocultando mercadorias.

O veículo foi então levado para inspeção não invasiva no scanner da Receita Federal instalado no local. O equipamento revelou a presença de volumes nas portas e no assoalho do veículo. Em inspeção física contatou-se tratar de tabletes de maconha que somaram 69,5 kg da droga.

O motorista, assim como o entorpecente, foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu que efetuou a prisão em flagrante do mesmo.

 

registrado em: