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Autorização de Dispositivos Móveis

por Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento publicado 21/05/2015 10h52, última modificação 03/10/2019 14h25

Os aplicativos para dispositivos móveis da Receita Federal podem ser utilizados em smartphones e tablets que utilizem os sistemas operacionais Android ou iOS. 

O APP Meu Imposto de Renda possui o serviço “Acompanhar declaração” que permite visualizar informações da declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas.

Poderão ser visualizadas, diretamente do dispositivo móvel, informações sobre as declarações de IRPF do contribuinte: data da entrega, situação, dados da restituição, pendências de malhas (com orientações para solução) e débitos do IRPF (com a geração do DARF para pagamento).

Porém, para que o dispositivo móvel possa fazer o acesso aos dados ele precisa ser AUTORIZADO, ou seja, é necessário que seja CADASTRADO e que o serviço seja ATIVADO.

AUTORIZAÇÃO = CADASTRO + ATIVAÇÃO

O CADASTRO do dispositivo móvel deve ser feito na página do Portal e-CAC na internet (com certificado digital ou código de acesso), no serviço “Declarações e Demonstrativos “ -  "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" - "Autorizar Acesso via Smartphone e Tablets". Durante o cadastro o usuário deverá informar um nome para o aparelho, uma palavra-chave e uma data de vigência.

A ATIVAÇÃO deve ser feita no próprio dispositivo móvel, após realizado o CADASTRO, utilizando a funcionalidade “Acompanhar Declaração” do APP Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF). Durante a ATIVAÇÃO deverão ser confirmadas as informações que foram CADASTRADAS (CPF do usuário, nome do aparelho e palavra-chave). Após confirmação o aparelho estará AUTORIZADO a acessar as informações sobre as declarações IRPF do CPF informado.

Observações:

  • O serviço “Acompanhar Declaração”, no APP Meu Imposto de Renda, somente estará disponível depois de AUTORIZADO (realizadas as etapas de CADASTRO e ATIVAÇÃO).
  • Você pode AUTORIZAR que mais de um dispositivo móvel acesse as informações do seu CPF.
  • Você pode AUTORIZAR que seu aparelho acesse as informações de mais de um CPF.
  • O cancelamento do serviço, a modificação da palavra-chave e a alteração na "Data de Expiração" estarão disponíveis nessa mesma página, após o cadastramento de um dispositivo móvel.
  • Em cada consulta, realizada no dispositivo móvel utilizando o serviço “Acompanhar Declaração” do APP Meu Imposto de Renda, deverá ser informada novamente a palavra-chave cadastrada para o aparelho e para o CPF.


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