Perguntas Frequentes APP Meu Imposto de Renda

por Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento publicado 17/04/2019 15h35, última modificação 28/05/2019 12h14

Novidades !

Alguns contribuintes poderão ter acesso a:
- Extrato da Declaração IRPF ou Pendências de malha
- Emitir DARF para pagamento das cotas do IRPF 

Quem pode?
1. Contribuinte que entregou a declaração de 2019 neste mesmo aparelho e informou o número do recibo da declaração de 2018.
2.  Contribuinte que entregou a declaração de 2019 neste mesmo aparelho e foi a primeira declaração do contribuinte.
3. Contribuinte cadastrou o aparelho no eCAC para o serviço Acompanhar Declaração (veja como logo a baixo).


Como faço ?
Entre na aplicação informando seu CPF e Data de Nascimento (informar o captca também).
Abra a lista de opções de 2019 e aparecerão os novos serviços:
- EXTRATO DA DIRPF 
- DÉBITOS, DARF E ALTERAR QUOTAS


Como cadastrar o dispositivo?
Siga os seguintes passos (preferencialmente em um computador):

1. Crie um código de acesso em:
https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx
Além do CPF e data de nascimento, será necessário informar o número de recibo das últimas duas declarações.

2. Entre no eCAC com o código de acesso gerado:
https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index
Nos serviços em destaque (lado esquerdo da tela) entre em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF).
Depois, em outros serviços, acesse Autorizar Acesso via Smartphones e tablets.

3. Cadastre quantos dispositivos desejar.

4. Ative o serviço no dispositivo móvel, App Meu Imposto de Renda, confirmando as informações cadastradas.

 

DICAS E DÚVIDAS

P01. Entreguei a declaração pelo aplicativo, mas não consigo acessar o EXTRATO DA DIRPF. O que faço?


Resposta: O acesso ao Extrato da DIRPF pelo aplicativo é permitido em 3 situações:
1. se a entrega da declaração de 2019 foi feita no mesmo aparelho e foi informado o nr. do recibo da declaração de 2018 (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO);

2. se a entrega da declaração de 2019 foi feita no mesmo aparelho e foi a primeira declaração nos últimos 5 anos (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO);

3. se foi feita autorização do acesso pelo e-CAC e em seguida ativado o cadastro pelo serviço Acompanhar Declaração do aplicativo, disponível na tela de login (SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DO CADASTRO PARA ATIVAR O SERVIÇO, MAS QUANDO FOR ACESSAR O EXTRATO DA DIRPF SERÁ EXIGIDA A PALAVRA-CHAVE DA DECLARAÇÃO).



P02. Troquei de equipamento e não consigo mais imprimir ou baixar a declaração e o recibo. O que faço?

Resposta: Neste caso, só há duas maneiras de recuperação:

Na internet, página do e-CAC, para quem tem certificado digital (que garante a autenticidade do usuário)

Nas unidades da RFB, após agendamento, presencialmente ou através de procuração. 

  

P03. Aparece a página inicial e depois fica uma tela branca, mas nunca abre. O que faço?

Resposta: Por favor verifique se o APP 'WebView do sistema Android' está atualizado.

Isso pode ser verificado no APP do Google Play.

Depois de abrir o APP Play, abra o menu no canto superior esquerdo e em seguida abra o item meus APPs e procure pelo APP 'WebView do sistema Android'.

A versão mais atualizada precisa estar instalada para o aplicativo do 'Meu Imposto de Renda' funcionar corretamente.

 

P04. Ao tentar entregar a declaração, aparece Erro 15, informando que meu CEP não está atualizado. O que faço?

Resposta:. Verifique se o CEP, logradouro e município continuam os mesmos nos Correios. Verifique se o município vinculado ao CEP não foi informado incorretamente como Bairro/Distrito.

   

P05. Estou tentando entregar minha declaração, mas o APP não permite, pois ele exige o preenchimento de um código DV. O que faço?

Resposta:. Tenha em mãos o cartão do banco onde são exibidos os dados bancários.

Selecione o banco.

Para agência, informe o número antes do hífen '-' que aparece no cartão do banco.

Para a conta corrente, informe o número antes do hífen '-', 

No DV, informe o número ou letra que aparece depois do hífen '-' da CONTA CORRENTE.

Exemplos:

No cartão do banco mostra

Agência: 1234-5

Conta corrente: 98.765-4

No APP digite:

Agência: 1234

Conta corrente: 98765

DV: 4

  

P06. Entreguei a declaração, porém não consigo imprimir ou baixar o recibo ou a declaração e o APP informa que deu tudo certo com a entrega da declaração, mas ela foi transmitida a partir de outro aparelho. Mas estou no mesmo aparelho. O que faço?

Resposta: Por favor verifique se o Token da transmissão não foi removido do aparelho.

Sem o Token da transmissão não é possível baixar ou imprimir a declaração ou o recibo.

 O Token da transmissão é um arquivo que obedece ao seguinte formato:

IRPF_COMP_TRANSMISSAO_(NUMERO DO CPF)_2019.dat

 Ele deverá estar nas pastas do sistema do aparelho, em: /MeuImpostoDeRenda/

 Caso tenha dificuldade em localizar o arquivo, por favor instale em seu aparelho o APP 'Files' do Google, disponível neste link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.nbu.files&hl=pt-BR&hl=pt-BR

 

 P07. Se eu perder meu celular, perco as declarações entregues?

Resposta:. Sim. Após a transmissão os arquivos são armazenados no dispositivo móvel. Se houver algum problema com o dispositivo (furto, roubo, formatação indevida...) as informações serão perdidas.  Nesse caso, se o usuário desejar cópia dos arquivos, deverá seguir o disposto na pergunta P01.  Por isso, é muito importante que após a transmissão o usuário salve (compartilhe) as informações (arquivos .dec, .rec e pdfs) em outro local de sua preferência (email, google drive, dropbox, evernote, servidor de nuvem, computador...).

 

P08. Posso informar conta de caderneta de poupança para receber minha restituição do imposto de renda?

Resposta: Sim, tanto conta corrente bancária como conta de caderneta de poupança podem ser informadas, desde que de titularidade da conta seja a do titular da declaração.