Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Tributária > Cadastros > Portal CNIR > Notícias > Notícias Incra > 2019 - Incra > Proprietários de imóveis rurais devem emitir CCIR 2018
conteúdo

Notícias

Proprietários de imóveis rurais devem emitir CCIR 2018

Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2018 pode ser emitido via internet e substitui documento expedido em anos anteriores.
publicado: 08/07/2020 16h55, última modificação: 08/07/2020 16h55

Os proprietários de imóveis rurais devem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) referente ao exercício de 2018, disponível desde 5 de novembro passado. O documento pode ser gerado eletronicamente, por meio do endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.

Para emitir o certificado é necessário informar o código do imóvel junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o estado e o município de localização da área, e o CPF ou CNPJ do titular da propriedade. Após gerar o CCIR, o interessado deve pagar a Taxa de Serviço Cadastral na rede de atendimento do Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União, gerada pelo próprio sistema junto com o certificado.

O documento pode ser emitido também por meio do aplicativo SNCR disponível para celulares e tablets. O interessado deve acessar a Google Play ou App Store para baixar a versão mobile.

Caso o prazo para pagamento da guia tenha expirado ou se houver pendências relativas aos anos anteriores, o titular do imóvel rural pode emitir novamente o CCIR, já que o próprio sistema vai atualizar os valores a serem cobrados.

SNCR

Atualmente, estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Rural cerca de 6,5 milhões de imóveis rurais privados, num total de 597,5 milhões de hectares.

Desde 2017 o Incra passou a emitir o CCIR a cada ano. Anteriormente o documento era expedido a cada dois ou mais exercícios.

Além da expedição eletrônica, o CCIR pode ser obtido nas Salas da Cidadania do Incra nos estados, nas Unidades Avançadas da autarquia e nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) – locais instalados nos municípios por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre o Incra e as prefeituras para atendimento aos proprietários de imóveis rurais.

O documento pode ser emitido também por meio da Sala da Cidadania Digital em http://saladacidadania.incra.gov.br,  no portal do Incra em www.incra.gov.br/ccir-ccir ou pelo Portal CNIR/Serviços.

Informações gerais sobre o cadastro de imóveis rurais no Incra.

Faça a emissão do CCIR do seu imóvel rural.

registrado em: