Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Manual de Exportação - Portal Único de Comércio Exterior > Recepção da Carga > Registro da recepção de carga já submetida a despacho (passo a passo)

Registro da recepção de carga já submetida a despacho (passo a passo)

por Suari publicado 23/02/2018 16h58, última modificação 05/03/2018 12h53

1 - Após o acesso ao ambiente de operações do Portal Siscomex, o usuário deve acessar o menu “exp” ou clicar no botão “Exportação” conforme indicado (marcação vermelha) na imagem abaixo:

 

2 - Em seguida basta acessar o menu “Carga e Trânsito >> Recepção de Carga >> Recepcionar” conforme indicado (marcação vermelha) na imagem abaixo:

 

O formulário para inserção dos dados será aberto.

3 - A primeira aba do formulário de recepção de carga denomina-se “Dados Gerais”:

 

O formulário para inserção dos dados será aberto.

Aqui o usuário deve:

a) No campo “Tipo da recepção”, selecionar o documento que ampara a recepção de carga.

Em se tratando de carga já desembaraçada em outro local, a recepção pode se dar por meio de DU-E/RUC, contêiner e documento de transporte. O documento de transporte ampara a movimentação de carga em trânsito aduaneiro (vide página sobre “formas de trânsito aduaneiro de exportação”), como por exemplo o Documento de Acompanhamento de Trânsito (DAT). A DU-E/RUC e o contêiner são utilizados como base para registrar a movimentação de carga entre intervenientes que se encontram no mesmo local ou para carga em trânsito simplificado (TS).

b) Indicar o recinto aduaneiro. Em regra, ele vem automaticamente preenchido, assim como as demais informações cadastrais do recinto (responsável, URF, coordenadas geográficas). No caso de recepção fora de recinto, o operador portuário ou transportador internacional deve informar a URF de jurisdição, seu CNPJ e as coordenadas do local onde se dá a recepção.

c) se é recepção de carga em trânsito simplificado (TS) ou não. Se a carga foi entregue anteriormente para trânsito simplificado, ela deve ser recepcionada também para trânsito simplificado.

d) Clicar no botão “Avançar”.

4 - A segunda aba do formulário depende do tipo de recepção sendo registrada. A tela abaixo representa a recepção de um contêiner (pode ser mais de um). Os demais tipos de recepção são similares, bastando apenas indicar o número de volumes por tipo de embalagem, se carga solta, ou quantidade por tipo de granel, ou o número do documento de transporte sendo recepcionado.

 

Se for uma recepção de carga em trânsito simplificado (TS), uma aba específica será apresentada para preenchimento.

Nela devem ser informados os dados do veículo e seu condutor e os eventuais lacres aplicados.

5 – em seguida se prestam informações adicionais, se houver, até chegar à aba de observações.

 

Aqui o usuário deve:

a)   Indicar caso tenham sido notadas avarias. 

b)   Indicar caso tenham sido detectadas divergências na quantificação e/ou qualificação da carga. 

Opcionalmente, o usuário pode registrar ainda alguma observação que entenda relevante.

c)      Clicar no botão “Avançar”.

 

6 - A penúltima aba do formulário de recepção de carga denomina-se “Resumo”. Nela o usuário pode conferir os dados informados até o momento e, não notando incorreções, clicar no botão “Concluir”.

 

7 - Concluído o processo, uma mensagem de sucesso será exibida. Fim do processo de recepção.