Acesso ao ambiente de treinamento

por Suari publicado 30/08/2017 16h38, última modificação 05/03/2018 12h21

Está disponível no seguinte endereço (https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal) um ambiente denominado “validação” que funciona como um ambiente de treinamento e testes por parte dos privados, inclusive dos depositários.

As operações realizadas neste ambiente não serão contabilizadas para efeitos administrativos, tributários ou aduaneiros. Portanto, é altamente recomendável que o depositário utilize este ambiente para se familiarizar com os procedimentos. O depositário pode explorar livremente, além da funcionalidade abordada neste manual, todas as demais funcionalidades disponíveis no ambiente de validação.

O depositário poderá nesse ambiente, para fins de aprendizado e testes, recepcionar notas fiscais de exportação reais dos exportadores, pois não terão qualquer repercussão para efeitos administrativos, tributários ou aduaneiros. Tais notas, caso necessário, poderão depois, sem qualquer problema, ser recepcionadas no ambiente de produção (onde aí sim surtirão todos os seus efeitos).

Para acessar o ambiente de validação, o funcionário do depositário também deverá possuir certificado digital e constar como representante do depositário no Cadastro do Siscomex.