Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Importação > Tópicos > Despacho de Importação > Acompanhamento do Despacho de Importação

Acompanhamento do Despacho de Importação

por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais publicado 28/11/2014 16h50, última modificação 15/04/2015 16h45

A Receita Federal do Brasil disponibiliza ao importador duas opções de acompanhamento de seu despacho de importação. A forma mais ágil e simples é através do aplicativo Importador, disponível gratuitamente para dispositivos móveis (smartphones). O app da Receita Federal possui versões para download na Apple Store e Google Play (IOS e Android). Por meio do aplicativo, os usuários poderão realizar consultas à carga e à Declaração de Importação (DI),  acompanhar informações dos procedimentos automaticamente e em tempo real, sem a necessidade de habilitação em sistemas. O aplicativo é também destinado aos demais intervenientes do comércio exterior como despachantes aduaneiros, agentes de carga, ou quaisquer outros interessados, já que os serviços oferecidos são públicos e não exigem cadastro ou senha para seu uso.

A segunda forma de consulta é pelo próprio Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex. Mais abrangente, é o sistema utilizado para confecção e registro da declaração de importação, retificação e acompanhamento integral do despacho, dentre outras funcionalidades. O importador pessoa física ou o responsável legal pela pessoa jurídica, previamente habilitado para operações no comércio exterior, poderá requerer o acesso ao sistema através do preenchimento do formulário de cadastramento inicial e atualização de responsáveis e representantes legais. Também é facultada a nomeação e cadastramento no Siscomex de representantes diretamente pelo interessado para acesso ao Siscomex.

O passo a passo da consulta ao despacho no Siscomex encontra-se detalhado em consulta acompanhamento do Despacho.