Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Importação > Sistemas > Duimp > Consultar Duimp

Consultar Duimp

por Suana publicado 30/10/2018 08h48, última modificação 30/10/2018 08h48

A funcionalidade “Consultar Duimp” tem por objetivo possibilitar ao usuário que consulte os dados de uma determinada Duimp. A pesquisa pode ser feita informando-se o  número da Duimp (Fig 58) ou por parâmetros (Fig. 58a).

Fig. 57

figura 57- Duimp

Consulta por número de Duimp

Preenchendo o número correto da Duimp que se deseja consultar e apertando o botão “Consultar”, o sistema abre em uma nova aba do navegar uma tela com as diversas informações. Importante lembrar que só é possível consultar as declarações de um CNPJ o qual o usuário representa no cadastro de intervenientes do Portal Único do Comércio Exterior.

Fig. 58

figura 58- Duimp

 

Na consulta Duimp, é exibida uma tabela com as informações de Canal de seleção e dos diferentes controles aos quais a declaração está sujeita:

- Controle aduaneiro: mostra a situação da declaração em relação ao controle realizado pela Receita Federal do Brasil.

- Controle administrativo: mostra a situação da declaração em relação ao controle realizado pelos órgãos anuentes atuantes na operação representada pela Duimp.

- Controle de carga: mostra a situação da carga vinculada à declaração.

- Resultado da análise de risco: apresenta o canal de seleção para o órgão Receita Federal do Brasil, o canal de seleção relacionado à necessidade de inspeção para órgãos Anuentes e o canal consolidado, que é o agrupamento entre ambos os canais indicados anteriormente.

 Fig. 59

figura 59- Duimp

Na parte inferior da tela, é possível consultar todos os dados da declaração que foram preenchidos durante a sua elaboração. Para maiores informações a respeito dos campos, consultar a seção sobre a funcionalidade “Elaborar Duimp”.

 Fig. 60

figura 60- Duimp

Além dos dados inseridos na elaboração da declaração, também é possível consultar a ficha histórico, onde são registradas os diversos eventos pelos quais a Duimp passou. O sistema apresenta a tabela com as seguintes informações por evento:

- Data/Hora: data e hora de ocorrência do evento.

- Evento: descrição do evento ocorrido.

- Responsável: mostra a matrícula do responsável pelo evento ou, se foi realizado pelo sistema, indica que foi automático.

- Órgão: indicação do órgão ao qual o responsável pertence

- Informações Adicionais: informações adicionais sobre o evento. Nem todos os eventos possuem esse campo preenchido.

Fig. 61

figura 61- Duimp

Outra ficha apresentada na consulta Duimp é a de “Exigências Fiscais”, fig. 62, onde são apresentadas as exigências realizadas pelo servidor aduaneiro durante o processo de despacho da declaração e as respectivas informações.

São apresentadas duas tabelas: uma de exigências pendentes e outra com as exigências já liberadas. A primeira tabela exibi os campos:

- Data/Hora Exigência: informa a data e a hora em que a exigência foi registrada para a declaração.

- Responsável Exigência: apresenta a matrícula do servidor responsável por registrar a exigência.

- Teor da Exigência: contém o texto da exigência, de acordo com o problema encontrado na declaração.

- Órgão: mostra o órgão do servidor responsável pelo registro da exigência em questão.

A segunda tabela, das “Exigências Liberadas”, possui as informações:

- Data/Hora Exigência: informa a data e a hora em que a exigência foi registrada para a declaração.

- Responsável Exigência: apresenta a matrícula do servidor responsável por registrar a exigência.

- Situação: apresenta a situação da exigência.

- Teor da Exigência: contém o texto da exigência, de acordo com o problema encontrado na declaração.

- Data/hora Liberação: apresenta a data e a hora em que a exigência foi liberada pelo servidor responsável.

- Responsável Liberação: informa a matrícula do servidor responsável pela liberação da exigência.

- Órgão: mostra o órgão do servidor responsável pelo registro da exigência em questão.

Fig 62

figura 62- Duimp

 

É possível filtrar as exigências apresentadas de acordo com o órgão que as registrou por meio do campo “Filtrar por Órgão”.

Por meio da Consulta Duimp, é possível anexar documentos e vincular dossiês à declaração, por meio do botão “Vincular/anexar dossiê”, presente no canto superior direito da tela.

Consulta por parâmetros 

O usuário pode consultar as declarações registradas para um determinado CNPJ, de que seja representante,  em um período determinado (Fig. 63).

Fig. 63

figura 58a- Duimp

Após serem preenchidos os campos CNPJ, data inicial e data final deve-se clicar no botão "Consultar". O sistema apresentará uma tabela com todas as Duimp (Fig 64) que se enquadrem nos parâmetros pesquisados, bastando que o usuário clique na Duimp desejada para que sejam exibidas todas as informações da consulta Duimp por número acima apresentada.

Fig. 64

Figura 64 - Duimp