Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Importação > Sistemas > Duimp > Anexar documentos

Anexar documentos

por 70584273053 publicado 30/10/2018 08h47, última modificação 30/10/2018 08h47

A Duimp apresenta uma novidade nesse assunto, além da maneira tradicional de anexação por meio do sistema Anexação de Documentos do Pucomex,  pode-se fazer a anexação dos documentos diretamente na funcionalidade "Consultar Duimp" . Abaixo apresenta-se o passo a passo dessa nova maneira de anexação.

Anexação de documentos via funcionalidade “Consulta Duimp”

Por meio da Consulta Duimp, é possível anexar documentos e vincular dossiês à declaração, por meio do botão “Vincular/anexar dossiê”, presente no canto superior direito da tela.

Ao clicar nesse botão, o sistema abre uma tela de apoio com os detalhes de um dossiê já vinculado à Duimp. Se já existir um dossiê vinculado, o sistema traz esse mesmo dossiê, mas, se não houver ainda um dossiê vinculado à declaração, é criado um novo dossiê com a vinculação já feita para a Duimp.

Fig. 63

figura 63- Duimp

 

A tela apresentada do dossiê é exatamente a de consulta a dossiê existente no módulo Anexação e oferece as mesmas funcionalidades. São apresentadas as informações de:

- CNPJ/CPF: identificação do importador responsável pela criação do dossiê.

- Razão social: Nome do importador responsável pela criação do dossiê.

- Tipo de dossiê: informa o tipo do dossiê criado, relacionado ao tipo de operação à qual o dossiê se relaciona. Quando o dossiê é criado a partir da Consulta Duimp, o tipo de dossiê é “Dossiê Duimp”.

- Descrição do dossiê: apresenta a descrição do dossiê, usada para melhor identificar o dossiê pelo importador. Se o dossiê tiver sido criado a partir da Consulta Duimp, a regra de preenchimento desse campo pelo sistema é “DOSSIE – DUIMP (número da Duimp)”.

- Criado em: mostra a data em que o dossiê foi criado.

- Criado por: informa o tipo de representação do usuário que criou o dossiê e o seu CPF. Para o dossiê criado a partir da Consulta Duimp, o campo é preenchido com as informações do usuário que clicou no botão “Anexar/vincular dossiê” e gerou o dossiê por essa ação.

- Operações vinculadas: apresenta as operações/declarações às quais o dossiê está vinculado. Quando o dossiê é criado da Consulta Duimp, já é feita a vinculação com a Duimp correspondente.

Mais abaixo, na tela de “Anexar/vincular dossiê”, é exibida a tabela de “Documentos Anexados”. É possível exportar essas informações para CSV, PDF ou XLS clicando no botão “Exportar” e escolhendo a opção desejada.

Fig. 64

figura 64- Duimp

O botão “Filtrar”, no campo superior direito da tabela, quando clicado, abre caixas para filtro da informação em cada coluna da tabela em que o usuário pode digitar. A tabela apresenta as seguintes colunas:

- Anexado em: informa a data e hora em que o documento foi anexado.

- Tipo documento: exibe o tipo de documento ao qual o arquivo foi anexado.

- Palavras-chave: mostra as palavras-chaves do documento e o aquilo que foi preenchido pelo usuário em cada uma delas. Se a palavra-chave era opcional e não foi preenchida pelo usuário, ela não é mostrada na tabela.

- Nome do arquivo: exibe o nome do arquivo anexado, onde se pode clicar e o sistema fará o download do documento, bem como um botão de “Download do arquivo de assinatura do documento” e um botão de “Histórico de downloads”, que mostra informações de quando e quem realizou o download daquele documento.

- Anexado por: informa o tipo de representação do usuário que anexou o arquivo.

- CPF Anexação: exibe o CPF de quem anexou o documento.

- ID doc: número de identificação do documento dentro do sistema Anexação. É gerado pelo próprio sistema.

- Disponível para: apresenta os órgãos para os quais o documento anexado está disponível e a hora em que essa disponibilidade foi permitida.

- Órgão: apresenta um botão “+” para disponibilizar o documento para outros órgãos ainda não cadastrados. Não é possível retirar a disponibilidade do documento para um órgão que já tinha acesso ao documento.

Fig. 65

 Figura 65- Duimp

Clicando no texto “Download de todos os documentos do Dossiê”, Fig. 65, o sistema faz o download de um arquivo compactado com todos os arquivos já anexados no dossiê. Ao clicar no botão “Consultar/Vincular Operações”, o sistema abre uma nova tela de apoio em que são apresentadas as vinculações existentes para aquele dossiê. No momento, só é possível fazer a vinculação de um dossiê a uma Duimp por meio da “Consulta Duimp” e do botão “Anexar/vincular dossiê”, em que o sistema cria e vincula um dossiê àquela Duimp.

Fig. 66

figura 66- Duimp

Os documentos informados na aba “Documentos”, durante a elaboração da Duimp, quando a declaração é registrada, são automaticamente adicionados na lista de documentos para que o usuário apenas faça o carregamento dos arquivos correspondentes. Esse procedimento apenas acontece com a “Consulta Duimp” e a criação do dossiê pelo botão “Anexar/vincular dossiê”.

Para realizar a anexação de documentos ao dossiê, o usuário deverá clicar no botão “Anexar Documentos”, Fig. 65. Será aberta uma nova tela de apoio para que sejam anexados os arquivos correspondentes aos documentos escolhidos, Fig. 67. Para anexar os documentos informados na elaboração da Duimp basta que o usuário clique no botão  botão upload para selecionar o arquivo correspondente e fazer o seu upload.

Caso  seja necessário adicionar novos documentos, não informados na elaboração da Dump, deve-se preencher os seguintes campos:

- Tipo de documento: deve-se selecionar um tipo de documento da lista apresentada pelo sistema quando se clica no campo. É possível digitar no espaço específico para buscar o tipo de documento desejado

- Palavras-chave: é necessário preencher as palavras-chave obrigatórias para anexar um documento. Essas palavras-chave variam de acordo com o tipo de documento escolhido e podem ser obrigatórias ou não. As obrigatórias são apresentadas logo que se escolhe o tipo de documento que se deseja anexar. As não obrigatórias, se for de interesse do usuário e existir a possibilidade de incluí-las para o documento escolhido, o sistema apresentará um ícone “+” e o usuário deve clicar nele para que seja exibido um novo campo onde deve-se selecionar o tipo de palavra-chave da lista apresentada pelo sistema e informar o conteúdo dessa palavra-chave no campo logo abaixo. Caso o usuário deseje retirar uma palavra-chave não obrigatória, basta clicar no ícone “-” presente logo ao lado. Esse procedimento pode ser repetido para incluir todas as palavras-chave não obrigatórias.

- Tabela de órgãos que podem ter acesso ao documento: logo abaixo das palavras-chave, é apresentada uma tabela com os diferentes órgãos disponíveis para que tenham acesso ao documento que será anexado à esquerda e os órgãos selecionados para ter esse acesso à direita. Caso o usuário queira adicionar um órgão para que tenha acesso ao documento, basta selecioná-lo na tabela da esquerda e clicar no botão “>”, fazendo com que ele seja inscrito na tabela da direita. É possível selecionar todos o órgãos disponíveis apenas clicando no botão “>|”, o que fará a inscrição de todos na tabela à direita. Se o usuário quiser retirar um órgão da tabela da direita, deve selecionar esse órgão na tabela à direita e clicar no botão “<”, fazendo com que ele retorne para a tabela da esquerda. É possível enviar todos os órgãos que estão na tabela da direita para a da esquerda clicando no botão “|<”. A RFB – RECEITA FEDERAL DO BRASIL sempre está presente na tabela da direita para ter acesso ao documento.

Assim que todos os campos forem preenchidos, o usuário deve clicar no botão “Adicionar”, para que o documento seja incluído na tabela de “Documentos a serem assinados e anexados ao dossiê”. Vale lembrar que podem ser anexados até 40 documentos de uma única vez. Essa tabela apresenta as colunas- Tipo: apresenta o tipo do documento adicionado.

- Descrição: mostra as palavras-chave e o correspondente preenchimento de cada uma delas. Se uma palavra-chave não obrigatória não foi incluída e preenchida, ela não aparece nesse campo.

- Órgãos: informa os órgãos selecionados para ter acesso ao respectivo documento.

- Arquivo selecionado: apresenta um botão para realizar o carregamento (upload) do arquivo do computador para o dossiê que corresponda ao documento adicionado. Após o carregamento já ter sido realizado, o campo informa o nome do arquivo e, se o usuário clicá-lo, fará o seu download.

- Status: mostra o status do carregamento do arquivo.

- Ações: Exibe o ícone “lata de lixo”, que tem a finalidade de excluir o documento da tabela.

Para finalizar a anexação dos documentos listados na tabela, o usuário deve marcar a caixa a frente do texto “Estou ciente de que a partir da inclusão dos órgãos os documentos estarão disponíveis para os mesmos.” e clicar no botão “Assinar e Anexar”. Será perguntado se o usuário confirma a anexação dos documentos e informado que a operação não poderá ser desfeita, sendo que o usuário deve clicar “Sim” para continuar.

 Fig. 67

Captura 67