Você está aqui: Página Inicial > Orientação > Aduaneira > Manuais Aduaneiros > Despacho de Exportação > Tópicos > Retificação > Retificação de DE > Retificação de Despacho pela Aduana Após a Averbação

Retificação de Despacho pela Aduana Após a Averbação

por Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais publicado 28/11/2014 16h48, última modificação 08/12/2014 13h36

É possível à fiscalização aduaneira a alteração dos seguintes dados no despacho já averbado:

FiguraMarcador Todos os dados de embarque informados pelo transportador, com a exceção do CNPJ/CPF do transportador e seu representante. O sistema também permite a inclusão/exclusão de conhecimento de carga nos dados de embarque de despacho já averbado;

FiguraMarcador Os campos "quantidade na unidade de comercialização" e "descrição da divergência", constantes da tela de desembaraço ou de averbação, registrados com divergência.

A retificação dos dados do despacho será feita mediante solicitação do exportador ou interessado, ou de ofício, por meio de processo administrativo.

A retificação dos dados (de embarque e do desembaraço/averbação), em caso de trânsito aduaneiro, deverá ser executada pela URF de embarque, independentemente do responsável pelo registro dos dados a serem alterados ter sido a URF de despacho (divergência registrada no desembaraço).

Nos casos de despacho de exportação para países do Cone Sul, vias rodoviária/fluvial/lacustre, a retificação dos dados deverá ficar a cargo da URF de despacho.