Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2020 > Fevereiro > Ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal apreende 52 kg de ouro no Aeroporto de Manaus
conteúdo

Notícias

Ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal apreende 52 kg de ouro no Aeroporto de Manaus

Aduana

As apreensões decorreram da caracterização do crime de usurpação de bens da União.
publicado: 14/02/2020 17h21, última modificação: 14/02/2020 18h30

Em ações desencadeadas nos dias 24 de janeiro e 12 de fevereiro pela ALF/AEG e Polícia Federal, duas exportações de ouro bruto foram submetidas a perícia no momento em que o passageiro iria embarcar para o exterior, na modalidade "transporte em mãos". Em ambos os casos, a perícia da Polícia Federal concluiu tratar-se de ouro de origem ilegal.

 Na ação mais recente, de 12/2, houve a prisão do representante legal da empresa e a apreensão de 16,38 kg de ouro bruto em razão dos crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e usurpação de bens da União.

 O material apreendido até o momento está avaliado em 11 milhões de reais.

Essas ações inauguram a utilização de moderno equipamento recebido pela PF do Amazonas, que permite reconhecer a composição do metal precioso e identificar a sua origem, permitindo a confrontação com os documentos apresentados pelo exportador.