Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2020 > Abril > Receita Federal doa 30 mil litros de bebidas alcoólicas para fabricação de álcool em gel

Notícias

Receita Federal doa 30 mil litros de bebidas alcoólicas para fabricação de álcool em gel

Aduana

Material é trazido do Rio de Janeiro pela Marinha do Brasil. 60 mil litros já foram doados ao Instituto Federal do Sul de Minas para a prevenção do novo coronavírus
publicado: 13/04/2020 09h01 última modificação: 13/04/2020 09h03

A Receita Federal em Poços de Caldas (MG), recebeu na última sexta-feira (10/4) aproximadamente 30 mil litros de bebidas alcoólicas e 1.400 frascos de perfumes, resultado de diversas operações da Instituição no Estado do Rio de Janeiro. A carga foi trazida pela Marinha do Brasil.

Os produtos serão transformados em álcool em gel pelo Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e posteriormente doado à entidades beneficentes e instituições nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa é mais uma ação da RFB no auxílio à prevenção e combate à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), no Brasil.

A carga chega ao Sul de Minas a partir da iniciativa da Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas “Nós entramos em contato com várias unidades da Receita Federal, de vários pontos do país, para localizar materiais apreendidos que possam ser transformados em álcool em gel. O interesse em fazer a prevenção do novo coronavírus e ajudar a comunidade de forma geral é de toda Receita Federal e, por causa do viés social do projeto, contamos com o apoio no transporte feito pela Marinha do Brasil.” Explica o Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor fiscal Michel Lopes Teodoro.

 

Sobre o projeto

Desde o início do projeto de prevenção ao novo coronavírus, no mês passado, a Receita Federal já doou 60 mil litros de materiais apreendidos ao IF Sul de Minas. Os primeiros lotes, que resultaram na produção de 6 mil litros de álcool em gel, já começaram a ser entregues a diversas instituições e entidades beneficentes da região. As apreensões foram realizadas em operações contra o contrabando e o descaminho realizadas no Sul de Minas. Com o material, 6 mil litros de álcool em gel foram produzidos na indústria do Instituto Federal em Inconfidentes e em Pouso Alegre.

Em relação às destinações das bebidas apreendidas, a primeira entrega foi de 21 mil litros provenientes de apreensões no sul de MG. Na última semana, foram mais 9 mil litros apreendidos no Aeroporto de Viracopos. Agora, são mais 30 mil litros de bebidas apreendidas no Rio de Janeiro, além dos 1.400 frascos de perfume.