Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2020 > Abril > Receita Federal em Salvador apreendeu mais de uma tonelada de cocaína no porto

Notícias

Receita Federal em Salvador apreendeu mais de uma tonelada de cocaína no porto

Aduana

A apreensão ocorreu no fim da tarde dessa segunda-feira (27) e foi a segunda realizada este mês e com intervalo de apenas uma semana.
publicado: 28/04/2020 15h45 última modificação: 28/04/2020 15h47

No fim da tarde dessa segunda-feira  (27), a Seção de Vigilância Aduaneira encontrou 1,1 tonelada de cocaína, no porto de Salvador, numa carga de manga, que seria embarcada num navio para a Europa, tendo o porto de Roterdã, na Holanda, como destino final. A droga apreendida está avaliada em R$ 201 milhões.

A apreensão é resultado do trabalho ininterrupto da aduana, o qual envolve análise e gerenciamento de risco, além de uso intensivo de tecnologia.

Como nas apreensões anteriores, há a suspeita de que foi usada a técnica criminosa denominada “rip-off modality”, termo que consta do glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e define as apreensões em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação.

Essa já é a quarta apreensão de cocaína pela Receita Federal em 2020 no Porto de Salvador.

Com mais essa apreensão, o porto de Salvador atingiu a marca de 3,7 toneladas de cocaína apreendidas em 2020 até momento.