Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2019 > Novembro > Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em 2019

Notícias

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em 2019

NAF

Mais de 20 mil estudantes participam da iniciativa.
publicado: 29/11/2019 16h10 última modificação: 29/11/2019 16h47

As informações dos serviços prestados aos cidadãos são encaminhadas pelas instituições de ensino para a Receita Federal, por meio do questionário "ficha de serviços prestados", essas informações são consolidadas e os resultados encaminhados semanalmente aos envolvidos nesta importante parceria.

Criado em 2011, O NAF é uma atividade de extensão promovida em parceria entre a instituição educacional e a Receita Federal, que tem a finalidade de promover a prática contábil, por meio da realização de atendimentos, visando ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

Em 2016 passou por uma reestruturação, pois dos núcleos formalizados até então, apenas 15% continuavam em atividade.

Foi publicado um Referencial NAF com a consolidação de todas as ações utilizadas para a recuperação e expansão dos núcleos.

A partir desta reorganização despontaram os resultados positivos para todos envolvidos na iniciativa.

naf q1.JPG

Há atualmente 395 NAFs formalizados em todo território nacional.

naf q2.JPG

A plataforma virtual utilizada pela Receita Federal para a capacitação dos alunos conta com mais de 20 mil estudantes que participam da Rede NAF. Foram disponibilizados mais de 80 cursos aos estudantes, alguns deles em uma linguagem mais moderna para atrair o interesse dos alunos, que é o exemplo da série Pitadas do NAF.

O NAF também vem se consolidando como importante incentivador do Fundo da Criança e Adolescência. Há várias iniciativas voltadas para prestar esclarecimentos aos cidadãos para que destinem parte do imposto devido ao FIA, estas atividades fizeram com que também surgisse um outro campo de atuação dos núcleos que é prestar orientações para as organizações do setor civil.

Ultrapassar mais 100 mil atendimentos consolida a iniciativa NAF como a principal atividade de Educação Fiscal da Receita Federal, não só como um importante meio de prestação de serviços ao público-alvo dos núcleos, mas também pela realização de inúmeras outras ações relacionadas à interação da Receita Federal com a sociedade.

Ranking com os 25 primeiros NAFs em número de atendimentos por instituição de ensino:

 naf q3.JPG

Para acesso ao boletim no sítio da Receita Federal, clique aqui.