Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2019 > Março > Receita já recebeu mais de 7 milhões de declarações do IRPF 2019

Notícias

Receita já recebeu mais de 7 milhões de declarações do IRPF 2019

IRPF 2019

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal prestam serviços de orientação gratuita relativo ao preenchimento e à entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)
publicado: 28/03/2019 17h25 última modificação: 09/04/2019 10h05

Até às 17h de hoje (28/3) 7.157.062 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração. O prazo de entrega da declaração é de 7 de março a 30 de abril.
Todas as informações sobre a Declaração do IRPF 2019 estão disponíveis aqui.

NAF orienta preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2019

Durante os meses de março e abril de 2019, diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) prestarão serviços de orientação gratuita relativo ao preenchimento e à entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal que tem por objetivo promover uma maior interação entre a Receita Federal, as IES e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação de futuros profissionais dos Cursos de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, bem como às microempresas, aos microempreendedores individuais e às entidades sem fins lucrativos.

A iniciativa completará 8 anos em abril e nos últimos anos vem ajudando diversos contribuintes a declararem seu imposto de renda que, em 2019, é obrigatório, entre outras hipóteses previstas na legislação, para todos que receberam rendimentos tributáveis em 2018 acima de R$ 28.559,70 e trouxe algumas novidades, tais como:
· obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos de qualquer idade;
· melhorias na impressão da DIRPF, como a organização da ordem de impressão dos rendimentos, pagamentos, bens e direitos;
· impressão do Darf de todas as quotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais;

Confira aqui a relação de todos os NAF que estão atuando no Imposto de Renda 2019, bem como suas localizações e horários de atendimento.

Outras informações sobre o NAF poderão ser obtidas aqui

registrado em: