Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2019 > Maio > Em operação conjunta, Receita Federal e Polícia Federal localizam mais de 500 kg de cocaína em carga de exportação no Porto de Santos

Notícias

Em operação conjunta, Receita Federal e Polícia Federal localizam mais de 500 kg de cocaína em carga de exportação no Porto de Santos

Operação

publicado: 21/05/2019 10h21 última modificação: 21/06/2019 11h28

A ação conjunta da Receita e da Polícia Federal, promovida na segunda-feira, 20/5, frustrou a tentativa de envio ao exterior de mais de 500 kg de cocaína.

Durante a ação, foi implementada uma varredura de imagens e verificação de campo (pátio), o que possibilitou a identificação de um contêiner com indícios de contaminação. A carga, tambores de suco de laranja, tinha como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.

Como pode ser observado nas fotos, em um deles, próximo às portas, foram encontrados 15 sacos de açúcar contendo tabletes de cocaína. O peso total é de 541 kg.

Suspeita-se da técnica criminosa denominada “rip-on/rip-off”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga interceptada ficará sob a guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

A ação de segunda-feira foi uma continuidade das operações realizadas no final de semana. No sábado, 18/5, foram apreendidos 329 kg de cocaína. No domingo, 19/5, 364 kg.