Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2019 > Junho > Receita Federal participou do Taller Innovácion NAF 2.0 realizado em Cusco

Notícias

Receita Federal participou do Taller Innovácion NAF 2.0 realizado em Cusco

NAF

O evento visou à troca de boas práticas entre as administrações tributárias e algumas universidades que participam da RED NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal)
publicado: 19/06/2019 15h40 última modificação: 21/06/2019 11h03

A Receita Federal, representada pela gerente nacional do NAF, analista-tributária Ana Paula Sacchi Kuhar, participou de 10 a 12 de junho do Seminário Innovación NAF 2.0 realizado pelo EUROsociAL em parceria com a SUNAT, administração tributária do Peru, na cidade de Cusco.

Participaram do taller representantes das administrações tributárias da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Honduras, Paraguai , Peru e República Dominicana e professores de NAF do Peru, Equador, México e Brasil.

As instituições de ensino do Brasil foram representadas pelo coordenador da Univale de Governador Valadares/MG, Sérgio dos Santos Reis, que recebeu o prêmio pela 1° colocação no concurso "Innovación NAF 2.0 , categoria institucional e também pela coordenadora da La Salle de Lucas do Rio Verde/MT, Fabiane Popik, cujo vídeo ficou em 3° lugar no concurso, e que foi convidada pelo EUROsociAL por causa dos trabalhos sociais e parcerias realizados pelo NAF da La Salle.

A Receita Federal, além de ser a primeira administração tributária a implantar o NAF, é considerada a protagonista das ações NAF pelo fato da estruturação sustentável implantada a partir de 2015, onde foi possível recuperar os núcleos que estavam inativos, expandir o número de NAF, aumentar a capilaridade dos núcleos no território nacional e obter bons resultados nas ações NAF proporcionadas pelas universidades.

No primeiro dia, Ana Paula ministrou uma palestra sobre como a Receita Federal estruturou o NAF, onde foram demonstradas cada etapa para a implantação de um núcleo.

No dia 11 de junho foi a apresentada a incidência social dos NAF, além de outras ações de Educação Fiscal, que a estrutura dos NAF proporciona no Brasil.

Foram apresentados exemplos concretos de como o NAF está trazendo bons resultados para todos os envolvidos: RFB/IES, alunos e sociedade, sendo que para a sociedade foram destacadas ações para pessoas físicas de baixos recursos, MEI e terceiro setor.

No terceiro dia o tema para a Receita Federal foi a plataforma utilizada para a capacitação dos alunos e em como a Receita Federal inovou com vídeos com linguagem mais leve sobre legislação tributária e destinada a um público mais jovem. Foram apresentados episódios com legendas em espanhol do Pitadas do NAF e do Repórter NAF.

A Receita Federal também apresentou a RED NAF, site patrocinado pelo EUROsociAL, para a troca de experiências entre os países da América Latina, que participam do NAF, pois é atualmente a responsável pela manutenção dos registros dos núcleos, notícias, vídeos e arquivos de todos os países.

Nos 3 dias do seminário as administrações tributárias tiveram a oportunidade de trocar inúmeras experiências sobre os mais de 600 núcleos existentes na América Latina.

O NAF foi apresentado neste taller como o principal instrumento para que, em parceria com as universidades, seja fortalecida a imagem e facilitada a interação das administrações tributárias da América Latina com a sociedade.

A Receita Federal possui atualmente 361 núcleos formalizados, sendo que em 2019 os NAF já ultrapassaram a marca de 70 mil atendimentos prestados à sociedade e a plataforma utilizada para a capacitação dos alunos já conta com mais de 19 mil membros.

Participam da equipe nacional do NAF, além da gerente Ana Paula, os analistas-tributários Eduardo Augusto Caimbro e Dennis Moriya Shimizu.