Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2019 > Fevereiro > Receita Federal intercepta carga de exportação contendo cocaína no Porto de Santos

Notícias

Receita Federal intercepta carga de exportação contendo cocaína no Porto de Santos

Apreensão

publicado: 01/02/2019 17h20 última modificação: 09/04/2019 11h02

Nesta sexta-feira (1/2), a Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, em operação conjunta com a Polícia Federal, localizou 266 kg de cocaína escondidos em um contêiner destinado ao Porto de Chennai, na Índia. A carga sofreria baldeação no porto de Antuérpia, na Bélgica.

O trabalho de análise de risco baseado em critérios específicos, inclusive fazendo uso de imagens não intrusivas (raio X), possibilitou que equipes da Receita Federal selecionassem um contêiner com carga regular de “amianto”. O cão de faro da Unidade sinalizou positivamente para a presença de droga e a imagem escaneada possibilitou a localização do estrado contaminado.

Suspeita-se da técnica criminosa denominada rip-on/rip-off, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.