Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Novembro > Documentário resgata história da Receita Federal através dos olhos de ex-dirigentes

Notícias

Documentário resgata história da Receita Federal através dos olhos de ex-dirigentes

Institucional

Vídeo de 45 minutos conta com depoimento de 12 dos 20 ex-secretários da Receita Federal
publicado: 29/11/2018 09h16 última modificação: 29/11/2018 10h59

Para comemorar o cinquentenário da Receita Federal, a TV Receita produziu um documentário que traz depoimentos de 12 ex-secretários da Receita Federal, bem como entrevistas com o atual ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o atual secretário auditor-fiscal Jorge Rachid e o ministro da Fazenda à época da criação do órgão, Delfim Neto. Fruto de um trabalho conjunto entre o Gabinete da Receita Federal, a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) e a Divisão de Memória Institucional (Dimem), o documentário “50 Anos da Receita Federal do Brasil” foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 22, durante evento comemorativo no Clube do Exército, em Brasília.

O filme conta com depoimentos históricos, como o do primeiro secretário da Receita Federal, Antonio Amilcar de Oliveira Lima, já falecido. O material foi resgatado pela Divisão de Memória Institucional, e havia sido gravado por ocasião da comemoração do aniversário de 20 anos da Instituição. “O objetivo à época era também produzir um documentário, que nunca foi concluído. É muito provável que este material tenha ficado inédito para grande parte dos servidores. Redescobri-lo em nosso acervo foi como encontrar um tesouro, pois alguns destes ex-dirigentes já faleceram e dar-lhes voz para contar, lado a lado com novos depoimentos, a história da Receita Federal foi muito emocionante para a equipe que trabalhou no projeto”, afirmou a chefe da Dimem, Fabiane Paloschi.

Em produção há cerca de um ano, o documentário mobilizou a equipe da TV Receita, que se debruçou sobre cerca de oito horas de gravações brutas de entrevistas para chegar ao resultado final. “Muitos dos entrevistados não moram mais em Brasília, e várias vezes tivemos que nos deslocar de manhã, gravar as entrevistas com os ex-secretários e voltar no fim do dia. Foi um projeto bastante árduo, com várias horas de produção, gravação e meses na ilha de edição. Mas o resultado valeu muito a pena. É um registro histórico que ficará para sempre guardado para as futuras gerações”, comemorou o chefe da TV Receita, Wesley Gonçalves.

No filme, os ex-secretários discorrem sobre diversos temas, como os anos inaugurais da Receita Federal, a justiça fiscal, os avanços tecnológicos e as tendências para o futuro das administrações tributárias. Para o chefe de Gabinete da Receita Federal, José Carlos de Sousa Dias, os depoimentos têm enorme valor institucional, tanto como registro como pelo potencial de despertar nas gerações de servidores o sentimento de pertencimento e de valorização da Instituição. “Os depoimentos que ali estão registrados mantêm viva a história da Casa. Manter a memória institucional viva permite manter a Receita Federal viva”, pontuou.

Assista o vídeo, que está disponível no canal da TV Receita No YouTube, clicando aqui.

registrado em: