Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Março > Secretário-adjunto expõe em seminário as ações da Receita Federal no combate ao mercado ilegal
conteúdo

Notícias

Secretário-adjunto expõe em seminário as ações da Receita Federal no combate ao mercado ilegal

Aduana

Evento debateu malefícios do comércio ilegal ao País
publicado: 21/03/2018 12h08, última modificação: 05/04/2019 11h07

Foi realizado ontem (20), em Brasília, o seminário “Segurança e Desenvolvimento”, organizado pelo jornal Folha de São Paulo e patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – (Etco).

O secretário-adjunto da Receita Federal, auditor-fiscal Paulo Ricardo de Souza Cardoso, fez uma apresentação sobre a estrutura e os resultados que o Órgão tem alcançado nos últimos anos. Ele disse que as apreensões de mercadorias ilegais cresceram mais de 80% entre 2010 e 2017, ano em que as apreensões atingiram R$ 2,3 bilhões.

Ele destacou também o crescimento expressivo da apreensão de cigarros: 85% entre 2010 e 2017, alcançando R$ 1,8 bilhão no último ano.

Para Paulo Ricardo, o Brasil tem a terceira maior fronteira terrestre do mundo, e “por isso precisa agir com inteligência e integração entre os diversos órgãos para combater as ilegalidades”. Concluiu sua apresentação discorrendo sobre os malefícios do contrabando e do descaminho, que provocam um ambiente de concorrência desleal no País.

Para acessar a apresentação da Receita Federal no evento, clique aqui.