Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Junho > Operação esforço integrado no Paraná
conteúdo

Notícias

Operação esforço integrado no Paraná

Fiscalização

Gestão de fronteira integrada apresenta os resultados da primeira etapa
publicado: 29/06/2018 18h21, última modificação: 09/04/2019 11h10

A Operação “Esforço Integrado” foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em conjunto com as Secretarias de Segurança Pública de 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com outros países. No Estado do Paraná, é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros.

A primeira etapa desta Operação iniciou dia 19 de junho e encerra nesta sexta-feira, dia 29. Ao longo desses dias, a integração das forças de segurança foi destaque em toda a Fronteira do Brasil. No Paraná, Estado que soma mais de quatrocentos quilômetros de fronteira com Paraguai e Argentina, os resultados refletem o êxito da missão e a força dessa integração. As ações da operação foram executadas em cinco frentes: bloqueios terrestres fixos e móveis; patrulhamentos terrestres e fluviais; abordagens e fiscalização de passageiros em aeroportos, portos e terminais rodoviários; acompanhamento e monitoramento de áreas vicinais; e, patrulhamento aéreo, oferecendo segurança e apoio às equipes policiais terrestres.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná, Polícia Científica, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Receita Federal.

Ao findar dessa primeira Etapa, divulgamos os seguintes resultados:

Meios empregados
Efetivo 1110
Viaturas 293
Aeronaves 3
Embarcações 12
Ônibus 1
Caminhão 1
POE 1
Resultados
Pessoas Abordadas 26682
Veículos Abordados 14355
Estabelecimentos Ab. 30
Prisões/Mandados 15
Prisões/Fragrantes 68
Apreensões de Menores 8
Veículos Apreendidos 130
Ônibus Apreendidos 2
Embarcações Apreendidas 8
Veículos Recuperados 17
Maconha 2.766,00 Kg
Cocaína 29,00 Kg
Haxixe 7,00 Kg
Crack 1,00 Kg
Cigarro 530 Caixas
Armas de Fogo 12
Simulacros 107
Munições 69
Mercadorias Contrabando/Descaminho 1413 volumes
Carvão apreendido 420kg