Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Junho > Novo Portal da Transparência traz inovações e melhorias para monitorar gastos públicos federais
conteúdo

Notícias

Novo Portal da Transparência traz inovações e melhorias para monitorar gastos públicos federais

Institucional

Mudanças facilitam a navegação, interatividade e usabilidade do cidadão; Rachid destaca importância da ferramenta para controle social dos gastos
publicado: 29/06/2018 10h05, última modificação: 09/04/2019 11h10

 

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou nesta quinta-feira (28/06), em Brasília, o novo Portal da transparência do Governo Federal. As inovações e melhorias facilitam a navegação, interatividade e disponibilização de informações para monitoramento dos gastos públicos federais.

Mantido pela CGU, o portal auxilia a boa e correta aplicação dos recursos federais. O objetivo é aumentar a transparência da gestão, permitindo que o cidadão acompanhe diariamente como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

 “A transparência no setor público é o que há de mais legítimo numa democracia”, afirmou o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, durante participação no evento de lançamento. Segundo Rachid, a ferramenta “permite a participação da população, inspirando o controle social dos gastos públicos”, declarou.

 No novo Portal da Transparência, o usuário poderá acessar informações de diferentes bases de dados em uma única página, em uma linguagem cidadã. O layout torna-se mais intuitivo e responsivo, adaptado a diferentes plataformas, como celulares e tablets.

 Além disso, o sítio investe na maior interatividade, com a integração com redes sociais e a possibilidade de ativar notificações se houver atualizações dos dados. Para o secretário da Receita, com as mudanças, o portal reafirma a sua real capacidade de prover a cidadania.

 Conheça o novo Portal da Transparência do Governo Federal.

 Iniciativa premiada

Lançado em 2004, o Portal da Transparência já foi eleito pela ONU como uma das cinco melhores práticas de gestão pública mundial e registra uma média de mais de 1,8 milhão de acessos por mês. Somente no ano passado, foram mais de 21,3 milhões de visitas.

Fonte: Ministério da Fazenda, com informações da CGU e da Receita Federal.