Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Junho > Em nova ação, Alfândega de Santos apreende mais 612 kg de cocaína

Notícias

Em nova ação, Alfândega de Santos apreende mais 612 kg de cocaína

Apreensão

Essa foi a segunda apreensão em menos de 24 horas, totalizando 828 kg da droga.
publicado: 18/06/2018 09h30 última modificação: 09/04/2019 15h48

Menos de 24 horas depois de realizar uma apreensão conjunta com outros órgãos, a Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos frustrou, na última sexta-feira (15), nova tentativa de envio de cocaína ao exterior, dessa vez de 612 kg da droga.

A cocaína estava em um contêiner carregado com tambores metálicos contendo suco de laranja concentrado. Em cinco desses tambores, a mercadoria original foi substituída por uma substância branca, em tabletes, aparentando ser cloridrato de cocaína. O destino final da carga seria o porto de Rotterdam, na Holanda.

Suspeita-se do emprego da técnica criminosa conhecida por "rip-off loading", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário.

Mais cedo, por volta das 0h40 de sexta-feira (15/6) já haviam sido apreendidos 216 kg de cocaína no Porto de Santos. Essa primeira apreensão ocorreu no âmbito de uma operação conjunta realizada por equipes da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, da Polícia Federal, do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP/PM) e da Guarda Portuária (Gport).

Somando as duas apreensões realizadas chega-se ao total de 828 kg de cocaína. Atendendo às atribuições e às prerrogativas legais de cada órgão, a droga foi entregue à guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.