Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Junho > Cigarros e simulacros de armas de fogo são apreendidos na Operação Muralha

Notícias

Cigarros e simulacros de armas de fogo são apreendidos na Operação Muralha

Aduana

Os cigarros estavam escondidos em meio a uma carga de trigo numa carreta e os simulacros estavam em um veículo abandonado em meio a uma plantação de milho
publicado: 27/06/2018 09h14 última modificação: 09/04/2019 10h18

No último final de semana, no âmbito da Operação Muralha, na barreira de fiscalização anexa ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, ação conjunta entre servidores da Receita Federal e policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Polícia Federal resultou na apreensão de uma carreta com cigarros e um carro com simulacros de arma de fogo.
A primeira ocorrência foi na tarde de sábado (23), quando uma equipe de fiscalização recebeu informações de um carro que estava abandonado em uma estrada rural próxima à barreira de fiscalização. A equipe se deslocou para o local onde foi encontrado, em meio a uma plantação de milho, um veículo com placas de Missal/PR. No interior havia aproximadamente 70 simulacros de armas de fogo distribuídos em diversos pacotes. Diante do fato, o veículo foi guinchado até a barreira da Operação Muralha e, na sequência, encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.
Já no domingo (24), por volta das 10h, foi abordada uma carreta que aparentemente estava carregada com farinha de trigo. Segundo o motorista, um homem de 43 anos, a mercadoria havia sido carregada em Santa Teresinha de Itaipu/PR e teria como destino a cidade de São Paulo/SP. Após uma breve inspeção ficou evidente que havia algo além da carga de trigo. Dessa forma, o motorista acabou confessando que, oculto em meio à carga, havia uma grande quantidade de cigarros originários do Paraguai.

O caminhão foi levado até a sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, para a verificação, tendo sido contabilizados 95 mil maços de cigarro, avaliados em R$ 475 mil. O condutor recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de contrabando e foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
A Operação
A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua primeira fase do ano em 30 de abril. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24h do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná com equipes volantes de prontidão.
A operação está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903, de 2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, bem como tem como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Participam da Operação: Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná - DIEP), Ministério Público Estadual e Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON/PR).