Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Junho > Alfândega no Porto de Itajaí apreende mais 72 toneladas de mercadorias falsificadas
conteúdo

Notícias

Alfândega no Porto de Itajaí apreende mais 72 toneladas de mercadorias falsificadas

Apreensão

As mercadorias foram falsamente declaradas como carvão vegetal. Valor total estimado é de R$ 58 milhões
publicado: 28/06/2018 11h00, última modificação: 09/04/2019 11h21

Em uma nova operação de vigilância, a Alfândega da Receita Federa no Porto de Itajaí apreendeu, na última terça-feira (26), mais três contêineres originários da China com 72 toneladas de produtos falsificados.

Foram registradas pela empresa importadora três Declarações de Importação (DI) informando tratar-se de carvão vegetal de fibra de coco para utilização em Narguile.

Monitoradas pela Equipe de Gestão de Riscos Aduaneiros, as três cargas foram bloqueadas e determinada a abertura dos contêineres para a verificação física, confirmando-se as suspeitas de falsa declaração de conteúdo. De fato trata-se de calçados, relógios, óculos, roupas e bolsas ostentando marcas reconhecidas, provavelmente falsificadas, que abasteceriam os mercados pelo Brasil. Grande parte da mercadoria era composta por uniformes das seleções participantes da Copa do Mundo, em especial, a da seleção brasileira.

As apreensões serão formalizadas com a lavratura de autos de infrações e aplicação da pena de perdimento pelas irregularidades apuradas. A representação fiscal para fins penais contra os responsáveis pela importação será encaminhada ao Ministério Público Federal.

Estima-se que o valor total das mercadorias é de 15 milhões de dólares, que corresponde a R$ 58 milhões.