Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Janeiro > Receita Federal apreende grande quantidade de munição na Ponte Internacional da Amizade

Notícias

Receita Federal apreende grande quantidade de munição na Ponte Internacional da Amizade

Fiscalização

No total 4.500 projéteis de munição foram apreendidos, além de 73 pacotes de espoletas
publicado: 17/01/2018 11h18 última modificação: 09/04/2019 15h59

Na última segunda-feira (15), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada - ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Força Nacional -, resultou na apreensão de cigarros e de grande quantidade de projéteis de munição.

Por volta das 13h40, uma Van, com placa do Paraguai, foi abordada ao atravessar a fronteira sentido Foz do Iguaçu/PR. Iniciou-se de antemão uma revista no interior do veículo, que revelou estar transportando algumas caixas com 150 pacotes de cigarros, o equivalente a 1.500 maços, avaliados em aproximadamente R$ 7 mil. Após entrevista pessoal, um dos passageiros alegou que os cigarros eram seus e que levaria até Foz do Iguaçu/PR para revender. A mercadoria foi retida para os procedimentos cabíveis e o passageiro liberado.

Ainda no mesmo dia, durante fiscalização de rotina na Aduana, outra van, com placa do Paraguai, foi abordada por volta das 15 horas. O veículo era ocupado pelo condutor e por cinco passageiros: três mulheres, uma criança e um homem. Foi solicitado aos ocupantes que aguardassem do lado de fora do carro, pois uma fiscalização detalhada seria realizada no seu interior. Assim que servidor entrou no veículo um dos passageiros, um homem de nacionalidade paraguaia, evadiu-se correndo a pé no sentido paraguaio.

Ao retomar a fiscalização foi encontrada, dentre algumas mercadorias comuns, uma bolsa contendo 4.500 projéteis de munição, sendo 4.350 de calibre 22, 20 de calibre 25, 10 de calibre 32, 20 de calibre .40 e 100 de fuzil, além de 73 pacotes de espoletas. O condutor e os demais passageiros foram liberados e toda munição encaminhada à Delegacia de Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação: Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFron, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.