Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Agosto > Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Paranaguá

Notícias

Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Paranaguá

Aduana

A droga foi encontrada em um contêiner que tinha como destino o Porto de Le Havre, na França.
publicado: 27/08/2018 13h00 última modificação: 09/04/2019 15h12

Na tarde de quarta-feira (22), a equipe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá apreendeu 486 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres. A droga estava dividida em onze grandes pacotes ocultos dentro de um contêiner que seria transportado para o Porto de Le Havre, na França.

A apreensão foi motivada por uma denúncia anônima recebida pela Receita Federal. A cocaína estava entre racks de metal e foi detectada durante o trabalho de fiscalização de rotina dos agentes da Receita Federal. Os pacotes com o entorpecente foram descobertos depois que o contêiner passou pelo raio-x.

O método utilizado pelas quadrilhas internacionais de tráfico de entorpecentes para exportar a cocaína é conhecido como rip-on/rip-off, quando a droga é colocada clandestinamente dentro do contêiner, sem o conhecimento do agente marítimo e do proprietário da carga.
A droga foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Curitiba. Esta, em parceria com a Receita Federal, realiza investigação para tentar identificar os responsáveis pelo carregamento.

No mercado ilícito do tráfico internacional, a carga estaria avaliada em cerca de R$ 50 milhões.

A Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá já contabiliza 3.798 kg de cocaína apreendidos somente em 2018.