Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2018 > Agosto > Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega de Viracopos realiza sete apreensões em três semanas

Notícias

Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega de Viracopos realiza sete apreensões em três semanas

Aduana

Foram retidos drogas, dinheiro em espécie e documentos falsos
publicado: 14/08/2018 09h08 última modificação: 09/04/2019 11h12

Nas últimas três semanas a Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Alfândega da Receita Federal em Viracopos realizou cinco apreensões de entorpecentes, uma retenção de valores (possivelmente associados ao tráfico de entorpecentes) e uma apreensão de diversos documentos falsos em bagagem de passageiro.
As apreensões tiveram início em 19 de julho, quando foram apreendidos cerca de 700 gramas de cocaína transportados por passageira que embarcaria em voo com destino ao aeroporto Orly, em Paris. A passageira foi detida e encaminhada imediatamente ao hospital, acompanhada pela Polícia Federal (PF). Posteriormente, foram expelidas cerca de 75 cápsulas ingeridas e mais seis cápsulas inseridas.
No dia 24 de julho foram apreendidos diversos documentos falsos em bagagem de passageiro que também embarcaria em voo com destino a Orly. Entre os documentos falsos, todos com a foto daquele passageiro, estavam seis documentos de identidade brasileiros, cinco licenças de motorista de estados americanos (Pensilvânia e Nova York), além de um documento português e duas carteiras de estudante americanas. O passageiro foi detido e encaminhado à PF.
Já em 27 de julho, após informações repassadas por servidores da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, foram apreendidos 450 gramas de cocaína em remessa expressa que seria enviada ao Paquistão. A droga estava escondida em cabos de talheres.
Além disso, no dia 5 de agosto a EVR apreendeu cerca 1,5 kg de cocaína com passageiro que embarcaria em voo com destino a Lisboa. A droga estava escondida em invólucros presos aos tornozelos do passageiro. O passageiro foi detido e encaminhado à PF.
Em 9 de agosto foi realizada operação conjunta com a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) na Central de Distribuição de Encomendas dos Correios em Indaiatuba/SP. A ação resultou na apreensão de cinco encomendas contendo substâncias entorpecentes como ecstasy, MDMA e maconha.
Naquele mesmo dia a EVR também reteve valores não declarados e acima do limite de R$ 10 mil portados por passageira suspeita de envolvimento no tráfico internacional de entorpecentes. Foram retidos 1.150 euros.
Por fim, no dia 12 de agosto foi realizada a apreensão de 5,5 kg de MDMA com passageiro colombiano que desembarcava de voo com origem em Orly. A droga estava escondida na estrutura das bagagens. O passageiro também foi detido e encaminhado à PF.
Em junho deste ano a EVR já havia apreendido 9,5 kg de MDMA em fundo falso de bagagem transportada por passageira que desembarcava de voo com origem em Lisboa.