Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2017 > Junho > Alfândega de Santos faz apreensão de mais de três toneladas de produtos contrafeitos

Notícias

Alfândega de Santos faz apreensão de mais de três toneladas de produtos contrafeitos

Apreensão

Carga apreendida foi avaliada em mais de 7 milhões de reais
publicado: 28/06/2017 14h00 última modificação: 05/07/2017 17h13

Neste mês de junho, foi concluída pela Equipe de Operações Especiais da Alfândega do Porto de Santos a ação fiscal que resultou na apreensão de, aproximadamente, três toneladas de produtos contrafeitos diversos, avaliados em R$ 7.343.916,00. Foram apreendidos óculos de sol, relógios de pulso e armações de óculos de diferentes modelos e ostentando marcas internacionais renomadas. A contrafação foi comprovada através de laudos de autenticidade apresentados pelos respectivos detentores de direitos de propriedade intelectual.

As mercadorias encontravam-se no interior de um contêiner de 20 pés de comprimento, embarcado no porto de Hong Kong, cujos documentos de transporte informavam tratar-se de bagagem desacompanhada e estava consignado em nome de uma pessoa física, aparentemente de cidadania coreana, que constava como sendo, também, o embarcador.

No momento da abertura, foi verificado que, apesar de existirem alguns itens tipificados como bagagem desacompanhada, a maior parte da carga era constituída pelas mencionadas mercadorias contrafeitas, as quais deverão ser destinadas à destruição.

Além da apreensão, foi encaminhada ao Ministério Público Federal a competente Representação Fiscal para Fins Penais, a fim de responsabilizar criminalmente os responsáveis pela operação.