Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Setembro > Delegações estrangeiras desembarcam no Rio de Janeiro para Jogos Paralímpicos
conteúdo

Notícias

Delegações estrangeiras desembarcam no Rio de Janeiro para Jogos Paralímpicos

Olimpíadas

Orientações da Receita Federal garantem agilidade na liberação dos passageiros
publicado: 06/09/2016 17h06, última modificação: 05/12/2016 10h21

O Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) vive dias agitados com a chegada das delegações dos mais de 160 países que irão participar dos Jogos Paralímpicos entre os dias 7 e 18 de setembro no Rio de Janeiro. São esperados mais de 4 mil atletas estrangeiros para o evento que se inicia no dia 7 de setembro. Embora alguns atletas já tivessem chegado ao país nos dias anteriores, o fluxo de competidores aumentou significativamente a partir do dia 31 de agosto, quando foi oficialmente reaberta a Vila Olímpica para recepcionar as delegações.

Para garantir um desembaraço ágil da bagagem dos atletas, a Receita Federal reforçou as orientações aos viajantes já disponíveis na internet com vídeos educacionais espalhados por monitores no aeroporto, além de panfletos voltados especialmente para a comunidade paralímpica. Para simplificar os procedimentos de desembaraço, é facultado às delegações elaborar uma única declaração eletrônica de bens de viajante (e-DBV) para todos os atletas, com exceção dos participantes de tiro esportivo, que devem registrar suas armas em e-DBVs individuais, com a anuência do Exército.

Segundo o inspetor-chefe da Alfândega do Galeão, a atuação da Receita Federal seguirá o mesmo planejamento das Olimpíadas, que apresentou bons resultados. "Os equipamentos especiais utilizados pelos atletas têm o mesmo tratamento tributário, com isenção de tributos caso sejam destinados à utilização nos Jogos.",explicou.

Para mais orientações, clique aqui.