Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Março > Receita Federal deflagra operação "Miami é Aqui" para verificar a regularidade em importações de mercadorias de alto valor agregado em Vila Velha/ES

Notícias

Receita Federal deflagra operação "Miami é Aqui" para verificar a regularidade em importações de mercadorias de alto valor agregado em Vila Velha/ES

Aduana

A operação verifica a ocorrência de crimes de descaminho e contra a ordem tributária
publicado: 15/03/2016 16h05 última modificação: 16/03/2016 11h04

Foi deflagrada, nesta terça-feira (15/03), a operação "Miami é Aqui", ação da Receita Federal do Brasil com o objetivo de verificar a regularidade em importações de produtos estrangeiros.

A operação verifica a ocorrência de crimes de descaminho e contra a ordem tributária praticados por pessoas físicas e jurídicas. A ação aconteceu concomitantemente em uma loja e em seu depósito de mercadorias (local onde funcionava a loja anteriormente). Participam da operação 6 servidores da Receita Federal e 8 policiais militares.

Durante a fase de investigação da Receita Federal, foram observadas constantes viagens de pessoas ligadas ao grupo investigado ao exterior (principalmente Miami) e a introdução das mercadorias estrangeiras no país como bagagem pessoal. A maior parte da divulgação dos produtos à venda era feita por meio das redes sociais. São peças de vestuário masculino, calçados, perfumes, smartphones, câmeras, relógios, óculos de sol, bonés etc.  

O prejuízo aos cofres públicos em função do não recolhimento dos tributos devidos pode chegar a R$ 50 milhões. Apenas no campo da telefonia, há a suspeita de que o grupo tenha comercializado um número superior a 20 mil smartphones. A Receita Federal, após a fase preliminar de exame da regularidade da importação das mercadorias, iniciará procedimentos fiscais nas pessoas físicas e jurídicas do grupo que apresentem indícios de sonegação fiscal.

O nome da operação se deve à origem da maioria das mercadorias estrangeiras comercializadas irregularmente – a cidade de Miami, estado da Flórida/EUA.