Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Fevereiro > Publicada a terceira edição da Revista da Receita Federal

Notícias

Publicada a terceira edição da Revista da Receita Federal

Revista de Estudos Tributários e Aduaneiros

Os artigos e trabalhos para a 4ª edição já podem ser enviados
publicado: 04/02/2016 15h10 última modificação: 04/02/2016 16h05

A Receita Federal, por intermédio do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, publica a terceira edição da revista acadêmica.

Nesta edição, foram abordados temas que envolvem os Direitos Tributário e Aduaneiro, Ciências Contábeis e Econômicas, corroborando a visão interdisciplinar a que a Revista se propõe. 

A seção Institucional apresenta um assunto contábil extremamente atual, fruto da adoção das normas internacionais de contabilidade pelo Brasil: trata-se da utilização da moeda funcional no lugar da nacional e seus aspectos tributários. 

Na seção de artigos de autores convidados, o Prof. Dr. Jonathan Barros Vita contribuiu com um estudo baseado no método empírico-dialético, relacionado com preços de transferência. 

Na seção de artigos, a relevância dos temas e sua variedade despertam o interesse do leitor. Existem artigos que vão desde o Simples Nacional até a tributação solidária de grupo econômico. Há também vários artigos que envolvem os temas aduaneiros, créditos de carbono, multa isolada, imunidade tributária, dentre outros. 

Na última seção, o leitor poderá desfrutar das resenhas de dois livros extremamente indicados para a compreensão do capitalismo no Brasil:

  • Reinventando o capitalismo de Estado – O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países, de Sérgio G. Lazzarini e Aldo
  • Empresa e propriedade: Função social e abuso de poder econômico, de Ana Frazão de Azevedo Lopes 

Os artigos e trabalhos para a 4ª edição já podem ser enviados. Para a submissão, acesse aqui o portal da revista.

 Boa leitura!