Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Dezembro > Veja na TV Receita como funciona o sistema de reconhecimento facial de passageiros

Notícias

Veja na TV Receita como funciona o sistema de reconhecimento facial de passageiros

Institucional

Com um sistema fácil, rápido e seguro, o reconhecimento facial biométrico amplia os serviços prestados pela Receita Federal à sociedade
publicado: 22/12/2016 14h30 última modificação: 05/06/2017 16h55

A Receita Federal acaba de lançar um vídeo explicando o funcionamento e as vantagens do novo sistema de reconhecimento facial biométrico, lançado neste ano. A reportagem produzida pela TV Receita apresenta de forma detalhada as principais características do novo sistema pioneiro. 

Os passageiros de voos internacionais que chegarem aos aeroportos brasileiros serão identificados por meio do reconhecimento das características faciais únicas de cada indivíduo. O equipamento revela a identidade da pessoa e automaticamente encontra todos os seus dados.

O sistema possibilita a agilidade no atendimento aos viajantes, o que significa que as filas no momento da fiscalização da Receita Federal vão diminuir. É também uma forma mais segura de controle, além de otimizar o esforço de identificação com critérios mais objetivos e analíticos de seleção dos que vão passar pela fiscalização das bagagens.

O reconhecimento facial biométrico permite localizar passageiros com potencial risco aduaneiro, ou seja, aqueles que entram no Brasil com mercadorias que excedem a cota legal, com produtos contrabandeados, drogas e outros ilícitos. O controle do novo sistema será mais incisivo e eficiente. E vai unificar as informações geradas pelos sistemas da Receita Federal. Pessoas que viajam com frequência ao exterior para comprar mercadorias além da cota permitida, por exemplo, serão mais facilmente identificadas. Depois de reconhecidas, serão encaminhadas para a fiscalização de forma segura e silenciosa.

Com um sistema fácil, rápido e seguro, o reconhecimento facial biométrico amplia os serviços prestados pela Receita Federal à sociedade. É a tecnologia à disposição dos passageiros e da proteção das fronteiras.

Acesse aqui o vídeo