Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Agosto > Receita recebe carta de agradecimento da Abilux pela Operação Lúmen

Notícias

Receita recebe carta de agradecimento da Abilux pela Operação Lúmen

Aduana

Operação já apresenta resultados superiores a R$ 6 milhões
publicado: 25/08/2016 18h28 última modificação: 26/08/2016 11h27

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) encaminhou carta de agradecimento ao Secretário da Receita Federal pela atuação do Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros (CERAD) na coordenação da Operação Lúmen, que visa coibir diversas irregularidades praticadas na importação de diversos equipamentos ou acessórios com LED ou diodo de laser, inclusive lâmpadas.

Cumprimentou também o CERAD pela análise dos pleitos encaminhados bem como as unidades aduaneiras pelos resultados  obtidos na fiscalização no âmbito da Operação Lumen.

Na carta, a Abilux fez menção às recentes tecnologias de LED (Diodo Emissor de Luz) que mudaram drasticamente os parâmetros de industrialização dos produtos de iluminação, bem como à alta qualidade da produção nacional. Ressaltou que a atuação do Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros em conjunto com as unidades aduaneiras favoreceu a diminuição da concorrência desleal, corrigindo sérias distorções nas importações.

Por fim, a entidade salientou a importância da parceria púbica/privada para a indústria nacional, destacando sugestões queincentivaram a elaboração de um folder com orientações aos associados e ao mercado.

Em que pese as dificuldades do monitoramento implementado, em virtude da gama de produtos do setor, até o presente momento, mais de 1800 DI foram fiscalizadas com resultado, o que gerou o incremento na arrecadação de  R$ 6.219.119,09 .