Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2016 > Agosto > Receita Federal apoia o esquema de segurança das Olimpíadas Rio 2016

Notícias

Receita Federal apoia o esquema de segurança das Olimpíadas Rio 2016

Aduana

Através da Divisão de Operações Aéreas (DIOAR) o órgão permanece de prontidão para emprego dos meios aéreos
publicado: 12/08/2016 10h22 última modificação: 26/08/2016 14h33

Antes do início dos Jogos Olímpicos ocorreram missões institucionais de combate a ilícitos aduaneiros e segurança. A primeira ação teve por objetivo sobrevoar a região central do Rio de Janeiro, área portuária, Ministério das Relações Exteriores, acessos à Copacabana, Vila Olímpica e Parque Olímpico (complexo esportivo na Barra da Tijuca), a fim de obter imagens para subsidiar o relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) quanto à avaliação de risco. 

Foi dada atenção especial às vias de acesso, construções abandonadas e pontos de comandamento na região do Porto do Rio (Porto Novo) e Museu do Amanhã, em razão da grande quantidade de pessoas que acompanharão a transmissão ao vivo dos eventos olímpicos nos telões instalados no local.

Outras duas missões de destaque ocorreram nos dias 31/7 e 1/8: reconhecimento de pontos sensíveis nos percursos terrestres do presidente em exercício da República (sobrevoo no centro da cidade) e detecção de radiação nos locais de competição. Estavam na aeronave pesquisadores do Centro de Tecnologia do Exército (CTEX) e militares do Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear (DQRBN), que, utilizando-se de sensores de radioatividade, realizaram a medição radiológica nos locais de competição e na Vila Olímpica. As ações ocorreram conforme o planejamento e dentro dos parâmetros de segurança operacional.

Toda a operação foi precedida de uma rigorosa análise dos perigos existentes, tanto para os deslocamentos dos tripulantes em terra quanto para os deslocamentos aéreos. O trabalho envolveu os setores de Inteligência, Operações e Segurança Operacional da Dioar, na análise das informações obtidas junto à comunidade de inteligência local. Com base na avaliação foram implementadas medidas para mitigar os riscos, que garantiram a execução da missão com segurança.

A Divisão de Operações Aéreas da Receita Federal dará prosseguimento ao esquema de segurança das Olimpíadas, dentro da escala de prontidão para emprego dos meios aéreos.