Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2015 > Setembro > Governo federal consulta setor privado sobre novo processo de exportação
conteúdo

Notícias

Governo federal consulta setor privado sobre novo processo de exportação

Comércio Exterior

Iniciativa visa aproximar novos procedimentos dos anseios da iniciativa privada
publicado: 07/10/2015 16h30, última modificação: 07/10/2015 17h07

O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento,  Indústria e Comércio Exterior e da Receita Federal, que  visa  à  reformulação  dos processos de exportação, importação e trânsito  aduaneiro,  e busca estabelecer processos mais eficientes integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior. 

Nesse contexto, o novo processo de Exportação representará importante ganho  para  os exportadores, os operadores e toda a sociedade. O seu desenvolvimento  iniciou-se  a  partir  do Mapeamento de Processos da Exportação  realizado  pelo  Governo  com  a  participação  do  setor privado. 

O  próximo  passo  será apresentar a proposta do novo processo, o que ocorrerá  através  de  consulta  ao setor privado ,  no  período  de  7 a 30 de outubro, que objetiva garantir a convergência dos novos procedimentos de exportação com os anseios dos intervenientes públicos e privados.

A   Consulta   será   realizada   por   meio  do Portal  Siscomex, onde os consultados terão acesso a uma cartilha eletrônica, na  qual  constam  as principais alterações propostas no novo  processo  de exportação, podendo opinar sobre os procedimentos, conforme instruções constantes ao final da própria cartilha.

Para mais informações, acesse: http://portal.siscomex.gov.br/

Assista aqui o vídeo de divulgação da consulta