Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2008 > Novembro > Começa o V Encontro de Administradores Tributários (ENAT) em Brasília
conteúdo

Notícias

Começa o V Encontro de Administradores Tributários (ENAT) em Brasília

Institucional

Começou nesta quarta-feira (12) em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o V encontro de administradores Tributários - ENA
publicado: 12/11/2008 23h00, última modificação: 09/01/2015 11h09

Começou nesta quarta-feira (12) em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o V encontro de administradores Tributários - ENAT promovido pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e pela Receita Federal do Brasil que prossegue até sexta-feira (14/11). 

Ao abrir o encontro, o Secretário adjunto de Fazenda do Distrito Federal, André Clemente Oliveira, representando o Secretário de Fazenda, Valdivino Oliveira, apontou como benefícios já produzidos pelos Enats, o aprimoramento da interação entre os órgãos tributários federal, estaduais e municipais; simplificação do sistema tributário, melhoramento dos sistemas de manuseio de dados, de auditoria e de combate ao crime tributário. "Esses avanços tornou o ambiente propício à atração de investimentos", disse. 

André Clemente, disse ainda que além de propiciar interação e aprimoramento, o ENAT tem ampliado a noção de federalismo no setor, permitindo a melhoria do conceito de justiça fiscal. 

O Secretário Adjunto da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo, fez um histórico dos ENATs, quando ressaltou o papel desempenhado pelos Encontros como constituintes do "marco legal fundamental do cenário de integração e modernização da Administração Fazendária". 

Cartaxo representou a Secretária Lina Maria Vieira no Encontro. Ele lembrou que no 1º ENAT, realizado na cidade de Salvador, em julho de 2004, foram aprovados os protocolos de cooperação técnica que resultaram nos projetos do Cadastro Sincronizado e de Escrituração Digital.

 Imagem

 Ascom/Coordenação de Imprensa da RFB