Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2007 > Março > IR 2007: Receita Federal alerta para e-mails falsos

Notícias

IR 2007: Receita Federal alerta para e-mails falsos

Institucional

A Receita Federal alerta os contribuintes para que não abram e-mails enviados em seu nome
publicado: 19/03/2007 00h00 última modificação: 12/01/2015 11h00

A Receita Federal alerta os contribuintes para que não abram e-mails enviados em seu nome. Com o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, cujo prazo termina em 30 de abril, aumenta o número de mensagens eletrônicas supostamente enviadas pelo órgão.

Para tentar obter dados cadastrais e bancários, os fraudadores enviam e-mails falsos, utilizando timbres do Governo federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Diante disso, a Receita volta a alertar para o risco de as pessoas abrirem e-mails falsos que circulam pela internet e reitera que não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

Adverte que o contribuinte não deve responder a qualquer mensagem dessa natureza, sob risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais, fiscais e bancários.

Veja como proceder perante estas mensagens:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300.789.0300).

Balanço de entrega de IR

A Receita informa que até as 18 horas desta segunda-feira (19) foram recebidas 3,4 milhões de declarações do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006), volume 11,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Assessoria de imprensa da SRF