Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2005 > Abril > IR 2005: Contribuinte tem só mais 10 dias para declarar
conteúdo

Notícias

IR 2005: Contribuinte tem só mais 10 dias para declarar

IRPF

A estimativa é que 20 milhões de contribuintes entreguem a declaração

Os contribuintes têm somente mais dez dias para enviar a declaração de imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2005, ano-base 2004, cujo prazo termina no dia 29 deste mês. Até ontem (segunda-feira), a Receita tinha recebido 9,30 milhões de declarações – volume 16% maior do que o do mesmo período do ano passado.

A estimativa é que 20 milhões de contribuintes entreguem a declaração, exigida de quem teve rendimento tributável superior a R$ 12.696 no ano passado. Em 2004, a Receita recebeu dentro do prazo 18,8 milhões de documentos.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias. Adir explica que, embora o sistema da Receita tenha capacidade para receber cerca de 3 milhões de documentos por dia, muitas contribuintes podem encontrar dificuldade para enviar a declaração.

"Um grande volume de dados transmitido ao mesmo tempo pela internet pode sobrecarregar o sistema de telefonia, tornando mais lento o processo de envio da declaração", observa o supervisor, lembrando que nos últimos dez dias do ano passado houve a entrega de 9,6 milhões de documentos, dos quais 2 milhões no penúltimo dia.

A declaração pode ser enviada pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), em disquete (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), pelo telefone 0300-78-0300 ou ainda em papel (Correios). Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.