Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2004 > Junho > Receita Federal amplia serviços de comércio exterior na internet

Notícias

Receita Federal amplia serviços de comércio exterior na internet

Comércio Exterior

A partir de hoje (quarta-feira), estará disponível nova modalidade de acesso ao Siscomex Importação
publicado: 23/06/2004 00h00 última modificação: 12/03/2015 17h22

A Receita Federal está ampliando o número de serviços na área de comércio exterior oferecidos pela internet. A partir de hoje (quarta-feira), estará disponível nova modalidade de acesso ao Siscomex Importação. A comunicação com o Siscomex Exportação já é possível pela web desde o ano passado.

O acesso aos novos serviços será feito por meio da arquitetura Rede Privada Virtual – sistema seguro em que os dados são misturados e somente reorganizados no destino, o que garante a privacidade das informações que circulam pela internet.

Segundo Donizetti Vitor Rodrigues, coordenador de Tecnologia da Informação da Receita, o tráfego normal de dados pela internet não é seguro, uma vez que as informações podem ser capturadas e utilizadas por qualquer pessoa.

“Mesmo utilizando um meio público de comunicação, com essa solução as transmissões se comportam como se estivessem em uma rede privada segura”, reforça o coordenador.

Para utilizar os novos serviços do Siscomex Importação, no entanto, os usuários deverão utilizar a certificação digital. O documento eletrônico é emitido por uma autoridade certificadora habilitada, cuja relação está disponível na página da Receita na internet.

Já para acessar o Siscomex Exportação, Mantra e Cadastro de Representantes Legais, o uso da certificação digital é opcional.

O pedido para utilizar a rede privada virtual, assim como a autorização para acessar o Siscomex Importação, deverão ser feitos pela página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), na opção Atendimento Virtual Receita 222.