Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2003 > Setembro > Contribuinte já pode obter cópia da declaração do IR pela internet

Notícias

Contribuinte já pode obter cópia da declaração do IR pela internet

IRPF

A Receita Federal está ampliando o número de serviços oferecidos pela Web
publicado: 25/09/2003 00h00 última modificação: 18/03/2015 18h35

A Receita Federal está ampliando o número de serviços oferecidos pela Web. A partir de agora, o contribuinte pode obter cópia da declaração do Imposto de Renda diretamente no site da Receita. Antes, ele tinha que se dirigir a um posto de atendimento da Receita e solicitar cópia do documento.

Para entrar no sistema, no entanto, é preciso obter a certificação digital, como e-CPF e o e-CNPJ, disponível no projeto batizado de Receita 222. O objetivo da Receita ao criar o atendimento virtual é o de facilitar o acesso dos contribuintes às informações, de forma rápida e segura.

De acordo com a Coordenação-Geral de Tecnologia da Receita Federal (Cotec), o serviço, inicialmente, permitirá cópia dos arquivos das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e do ITR (Imposto Territorial Rural) dos últimos cinco anos.

"O Receita 222 utiliza tecnologia que garante a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, assegurando sua privacidade e inviolabilidade", diz o coordenador de Tecnologia da Informação da Receita, Donizetti Vitor Rodrigues.

O contribuinte pode obter o registro por meio da página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), no menu Receita 222.