Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assessoria de Comunicação Institucional > 2003 > Abril > Receita já recebeu 3,7 milhões de declarações do IRPF via Web

Notícias

Receita já recebeu 3,7 milhões de declarações do IRPF via Web

IRPF

Sucesso do Brasil no recebimento do IR pela internet foi discutido em encontro no México
publicado: 04/04/2003 00h00 última modificação: 18/03/2015 16h49

A Receita Federal recebeu até esta sexta-feira (4) 3,7 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2003, ano-base 2002. Esse volume corresponde a um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. As entregas em disquete e formulários de papel ainda não estão computadas.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, diz que já foram entregues 1 milhão a mais de declarações este ano na comparação com 2002. Adir atribui esse bom desempenho a diversos fatores, como as facilidades que o programa de envio da declaração oferecem aos contribuintes e a disposição destes em acertar as contas o quanto antes, fugindo dos atropelos dos últimos dias.

Adir afirma que o sucesso do Brasil no recebimento da declaração pela internet foi assunto da 37ª Assembléia do Centro Interamericano de Administração Tributária (Ciat), formado por 66 países. No evento, realizado no México, o secretário Jorge Rachid destacou os avanços da Receita brasileira no uso da Web como instrumento para alavancar a arrecadação de impostos.

Por meio da página da Receita na Web, o contribuinte brasileiro pode declarar seus ganhos, fazer pagamentos, consultar a legislação tributária vigente, o andamento de processos na esfera administrativa, entre outros serviços. Esses avanços tecnológicos têm chamado a atenção dos principais países do mundo.