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Formas de Atendimento

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 08/08/2017 15h13, última modificação 11/06/2019 11h41

A Receita Federal coloca à disposição dos contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços.

atendimento virtual é realizado por:

a)      serviços acessíveis no portal de atendimento virtual (e-CAC), após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso — serviços específicos.

b)      atendimento pela Internet por meio de sistemas disponibilizados online, cujo acesso é realizado de forma direta ou com senha específica;

c)      atendimento a distância por meio do Dossiê Digital de Atendimento, via e-Processo no Portal e-CAC;

d)      aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no seu tablet ou smartphone;

e)      formulários eletrônicos do Fale Conosco[1], para esclarecimento de dúvidas.

Já o atendimento presencial é realizado:

a)      nas unidades de atendimento ao contribuinte; ou

b)      em instituições conveniadas[2] — serviços específicos para CPF e CPNJ.

Além dos canais de atendimento acima, conte também com:

a)      os núcleos de apoio contábil e fiscal (NAFs) — serviços específicos. Localize aqui o NAF mais próximo.

b)      o Receitafone, serviço telefônico prestado eletronicamente através do número 146.

 

Lista de Serviços

Na Lista de Serviços você encontra todos os serviços prestados pela Receita Federal, presenciais ou à distância.

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[1] O Fale Conosco não substitui o processo de consulta regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de Setembro de 2013 e não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial.

[2] Instituições Conveniadas: