Malha Fiscal IRPF - Solicitar Antecipação de Análise

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 05/12/2016 15h33, última modificação 24/06/2020 21h30
Nome Malha Fiscal IRPF - Solicitar Antecipação de Análise
Nome Popular N/A
Descrição Solicitar, através do "Meu Imposto de Renda" no e-CAC, a antecipação da análise dos documentos comprobatórios para fins de liberação de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física retida em malha fiscal. A antecipação somente pode ser solicitada a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao que se refere a declaração.
Público alvo Pessoa Física
Formas de atendimento

1 - Solicitação através do "Meu Imposto de Renda".

Certificado Digital Código de Acesso

2 - Entrega digital de documentos.

Dossiê de Atendimento

Documentação N/A
Formulários N/A
Legislação
Tempo Estimado N/A
Mais informações
  • Nas declarações retidas em Malha Fiscal e, se não houve erro no preenchimento da declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, é facultado ao contribuinte solicitar a antecipação da análise da sua declaração.
  • A "Solicitação de Antecipação de Análise da DIRPF" é realizada na aplicação "Meu Imposto de Renda", disponível na aba "Declarações e Demonstrativos" do Portal e-CAC. O link para Antecipar Entrega de Documentos de Declaração em Malha fica disponível somente para declarações em malha passíveis de antecipação.
  • Após efetuar o agendamento, no sítio da RFB, ao clicar no link "Clique aqui para gerar os termos agora" constante da senha, ele é direcionado ao MALHA FISCAL - ATENDIMENTO para preencher o Requerimento e gerar o Termo de Atendimento e o Termo de Intimação Fiscal. Caso possua várias declarações retidas em malha, poderá usar a mesma senha agendada para efetuar o preenchimento do requerimento específico para cada exercício. O Termo de Intimação Fiscal apresenta todos os documentos necessários para análise das pendências encontradas na declaração. O Termo de Atendimento permite ao contribuinte relacionar, item a item, os documentos que irá apresentar no atendimento.
  • O contribuinte não poderá mais apresentar a solicitação de antecipação da análise de um exercício quando preencher o termo de atendimento e não comparecer ao atendimento para entregar a documentação por duas vezes. Nesse caso, deve aguardar intimação da RFB para apresentar os documentos.
  • Para cancelar a solicitação de antecipação da análise da Dirpf em malha, através do Portal e-CAC deve-se acessar a opção disponível para o Agendamento de Atendimento Presencial no portal e-CAC, informar os dados do representante, confirmar e, em seguida, selecionar a UF e a unidade de atendimento e clicar na opção Cancelar agendamento, selecionar a senha a ser cancelada, informar o código de cancelamento e requisitar cancelamento da senha. Não existe uma opção específica para cancelamentos no e-CAC.
  • A Solicitação de Antecipação de Malha não podem ser realizados pela opção de agendamento do Sítio RFB, somente pelo portal e-CAC.
  • Orientações sobre o Atendimento - Malha Fiscal IRPF
  • Orientações gerais sobre o serviço

  • As orientações do campo "Mais Informações" não substituem as regras e ditames da Legislação. Em caso de dúvida, verifique as normas vigentes.

 

Essas informações foram úteis?

Sim     Não

 

Dúvidas?

Fale Conosco

 

Reclamação, elogio, sugestão ou denúncia?

Ouvidoria