Você está aqui: Página Inicial > Contato > Fale Conosco > Empresa > CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurííica > Orientações sobre Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE no CNPJ

Orientações sobre Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE no CNPJ

por 6ª Região Fiscal publicado 06/01/2017 18h29, última modificação 06/01/2017 18h29

Os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) selecionados para um estabelecimento produtivo (matriz ou filial) no CNPJ devem refletir somente as atividades que efetivamente serão exercidas neste estabelecimento e estarem compatíveis com o Objeto Social constante do respectivo ato registrado no Órgão de Registro.

Os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) selecionados para um estabelecimento auxiliar matriz no CNPJ (sede ou escritório administrativo) devem ser a soma de todas as CNAE que serão exercidas pelos estabelecimentos produtivos filiais da empresa. 

Os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) selecionados para um estabelecimento auxiliar filial no CNPJ devem ser as mesmas CNAE do estabelecimento produtivo ao qual este estabelecimento auxiliar presta auxilio.

Para encontrar o(s) código(s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado(s) ao objetivo social de sua empresa ou establecimento,  acesse  a Consulta CNAE do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para consultar as CNAE constantes na base CNPJ para um estabelecimento acesse o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ.